O paulistano Henrique Vasques de Haro, de 21 anos, já estava voltando para casa quando, segundo amigos, o gelo se rompeu.
Ele e o também brasileiro Rafael Lusvarque caíram na água e tentaram nadar até a borda.
De acordo com Jemerson Fabio Gomes de Souza, amigo dos brasileiros, um policial que passava pelo local ajudou a retirar os dois da água.Rafael foi hospitalizado mas Henrique, que já estava inconsciente devido ao frio, não resistiu.
Segundo Jemerson, a família enfrenta agora a burocracia para repatriar o corpo do estudante, que era ex-tenente de Cavalaria no Brasil.
“Estamos tentando intermediar a situação, mas está cada vez mais difícil, aumentando ainda mais o sofrimento da família, que recebe notícias divergentes”, relata. A assessoria de imprensa do Itamaraty informa que a embaixada brasileira em Moscou está em contato com autoridades russas para providenciar a repatriação do corpo do estudante.
O problema, segundo a assessoria, é que a expedição de alguns documentos necessários, como o atestado de óbito, tem demorado devido ao feriado de Ano Novo, que na Rússia se estende até o dia 9.
Redação imprensa 1 ( com informações do Portal G1 )
Foto: Arquivo pessoal
Fonte: http://g1.globo.com/