
Durante a sessão plenária desta terça-feira, 25, na Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde utilizou o pequeno expediente para apresentar um diagnóstico das principais demandas identificadas durante mais uma edição do Gabinete Itinerante, realizado no bairro América. O parlamentar reforçou que a iniciativa tem percorrido diversas regiões da capital para ouvir de perto as necessidades da população e encaminhar soluções aos órgãos competentes.
Segundo Breno, o Bairro América, que completa cem anos em 2026 e teve origem a partir da antiga penitenciária, ainda convive com problemas estruturais que comprometem a qualidade de vida dos moradores.
Entre os principais pontos relatados está o canal da Avenida Brasil, que, apesar de não sofrer transbordamentos, apresenta risco devido à ausência de guarda-corpo e ao comprometimento das paredes de contenção.
Breno explicou que espécies inadequadas como Nim, Amendoeira e Ficus foram plantadas no local por iniciativa dos moradores, em busca de sombra. Porém, essas árvores, especialmente o Ficus, possuem raízes agressivas que avançam em direção à água, danificando a estrutura do canal.
“O muro está caindo. Já tivemos casos de queda de pessoas e até de cavalo dentro do canal. Muitas crianças circulam por ali sem qualquer proteção”, alertou o vereador, reforçando que situação coloca em risco pedestres e motoristas e pediu ações urgentes para garantir a segurança da comunidade.
O parlamentar também chamou atenção para outro problema identificado durante a visita: o deslocamento de parte da população em situação de rua para o Bairro América, após ações realizadas no Centro da cidade.
“A população em situação de rua que estava presente no Centro foi expulsa e agora está migrando para a região do bairro América sem considerar nenhuma política pública para eles. Então não adianta você tirar uma população de um lugar e colocar em outro sem pensar no futuro daquela população, porque a gente precisa de política pública para eles”, destacou.
Outro ponto apontado foi a presença de ligações clandestinas de esgoto, prática recorrente em vários canais de Aracaju. Breno voltou a cobrar uma atuação mais firme da Iguá Saneamento e da Emurb, destacando os impactos ambientais gerados pelos despejos irregulares.
O vereador reconheceu as ações já iniciadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que começou a interromper ligações clandestinas no canal do Tramandaí.
“É um trabalho importante, porque esse esgoto irregular acaba poluindo nossos rios e mares. É preciso ampliar essas fiscalizações”, afirmou.
Durante o gabinete itinerante, a equipe também esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, tradicional e muito valorizada pelos moradores do bairro. Breno relatou que as salas de aula não possuem ar-condicionado, dificultando o conforto dos estudantes.
“Em Aracaju não tem condição nenhuma de estudar sem ar-condicionado na sala de aula. Isso precisa ser solucionado com urgência”, defendeu.
Entre os pontos positivos relatados pelo vereador, a reforma da Praça Frei Miguel e o retorno da linha de ônibus 708. “Finalmente esse importante espaço de lazer para a população foi reformado e precisamos movimentar aquele local com eventos culturais e trazer a comunidade para aproveitar o espaço. Sobre a retomada da linha de ônibus, era uma reivindicação da população e que, felizmente, foi atendida”, destacou.
Foto: Luanna Pinheiro
Por: Nayara Araujo













