O movimento intenso de cães e gatos sendo levados pelos donos para receber dose da vacinação contra raiva marcou este sábado, 27 em Aracaju. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) montou 37 postos de Vacinação Antirrábica, situados em praças e avenidas de bairros e conjuntos da Capital. Desde que a campanha foi iniciada o CCZ já vacinou contra a raiva 11.284 animais de estimação, sendo 8.671 cães e 2.613 gatos. A meta do município é vacinar 44 mil cães e 13 mil gatos.
Muitos aracajuanos deram o bom exemplo e reservaram tempo no final de semana para levar seus bichos de estimação para receberem o cuidado essencial a saúde. Nayana Belchior, não perdeu tempo e logo pela manhã levou o cão de estimação Pepê para imunizar no posto montado na Avenida Hermes Fontes. “Sempre trago ele para receber a vacina e esse ano não poderia ser diferente. Assim que soube da campanha através de notícias na TV e lidas na internet, me programei para garantir essa prevenção contra raiva”, explicou.
Neilton José dos Santos também saiu cedo de casa para garantir a vacina da cadela Lilica. “Vejo que os cães e gatos também precisam de cuidados em saúde. É fundamental deixar o bicho imune à raiva. Está muito boa a estrutura montada pela Prefeitura este ano. Postos estão situados em locais bem centralizados e com grande circulação de pessoas e fácil acesso”, disse.
Devem receber a vacina todos os cães e gatos com mais de quatro meses de idade, exceto os doentes (animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades).
A última etapa da vacinação em Aracaju acontecerá no dia 10 de outubro, nos bairros na zona norte da cidade.
Fonte: PMA
Foto: divulgação