Os vereadores de Aracaju reiniciam as atividades legislativas na próxima quinta-feira, 02, às 9h, no Plenário Vereador Abrahão Crispim. Durante a Sessão Especial, a primeira do ano, os parlamentares irão receber o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que irá apresentar uma mensagem e fará um balanço do trabalho do Executivo Municipal neste terceiro ano de gestão.
Sessões Legislativas
O período legislativo compreende o intervalo relativo às Sessões Legislativas Ordinárias que, no primeiro semestre, começa em 02 de fevereiro e segue até 17 de julho. Após essa Sessão Especial de retomada dos trabalhos, as Sessões Ordinárias devem ser realizadas, semanalmente, às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, sempre a partir das 9h, com quórum mínimo para iniciar de um quarto (1/4) dos membros, o que equivale a seis vereadores, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
A Sessão Ordinária pode ser deliberativa e não deliberativa. Ambas são compostas pela leitura do Expediente, Pequeno e Grande Expediente. A diferença é que a deliberativa possui ainda a ordem do dia, em que acontecem discussão e votação de proposições e somente ocorre se estiver presente a maioria absoluta dos membros da Casa Legislativa.
Expectativas
O vereador Professor Bittencourt (PDT) revelou a expectativa para a retomada dos trabalhos legislativos. “É a melhor possível. O recesso é um momento que a gente se ausenta do parlamento, mas a vida política continua. A interlocução com a sociedade civil e com as comunidades continua. A retomada dos trabalhos legislativos intensifica esse debate público e entre os pares. Então, as expectativas são muito boas”, assinalou.
O parlamentar ainda fez um convite à sociedade para que acompanhe, cobre, sugira e apresente reivindicações, mantendo-se atenta às ações da Casa Legislativa. “Somos representantes da população aracajuana, que a gente possa continuar debatendo os problemas importantes da nossa cidade e tendo uma relação respeitosa, de recíproco respeito entre todos os pares da Casa. A gente precisa entender que na ponta disso tudo tem o interesse da população de Aracaju”, concluiu professor Bittencourt (PDT).
Nova Mesa Diretora
No início deste ano, uma nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 tomou posse. De forma inédita, em mais de 167 anos de história, o Parlamento Municipal está sendo conduzido por vereadores de primeiro mandato. O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) ocupa o cargo de presidente da CMA, tendo, como vice-presidente, o vereador Fabiano Oliveira (PP); como 1º secretário, o vereador Eduardo Lima (Republicanos); como 2º secretário, o vereador Binho (PMN) e, como a 3ª secretária, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania).
“Todos nós vereadores estamos muito ansiosos para retornar aos trabalhos na Câmara. O trabalho de vereador não para a gente está na rua diariamente. No próximo dia 02, voltaremos também a aprovar os projetos, a discutir os projetos. Vamos continuar trabalhando para o povo, ajudando, buscando informações e fiscalizando o que é o papel do vereador”, comentou a vereadora Sheyla Galba (Cidadania), 3ª secretária da CMA.
Por: Agência Câmara Aracaju/Ascom