A partir de agora, os vereadores(as) de Aracaju só poderão usar imagens/vídeos na Tribuna se eles forem encaminhados à Diretoria de Comunicação do Legislativo Municipal com antecedência de 48h para liberação sob pena da retirada do material, do ar, durante a exibição na Sessão, caso isso não seja cumprido. Após conhecimento, o comunicado foi imediatamente questionado no Plenário pela vereadora Emília Corrêa (Patriota) que criticou a censura.
“Isso é realmente complicado. Não existe. Os fatos da política que eu queira pontuar podem ter acontecidos à noite, ou logo cedo, e eu, tendo direito a fala, posso querer pontuar na Tribuna e se tiver um vídeo interessante para ilustrar eu não vou poder usá-lo porque não está na regra das 48h de antecedência?, declarou Emília.
De acordo com a oposicionista, essa conduta além de ser um exemplo explícito de censura, prejudica o trabalho do parlamentar. “Há outra definição para não dizer que estamos sofrendo censura? E, digo mais, não é através de comunicação interna que deveriam enviar algo desse teor, mas, sim, através de Ato, depois de um estudo, porque enquanto representantes do povo, temos o direito de explanar qualquer assunto na Tribuna. Por isso, peço que gentilmente isso seja verificado. Trata-se de algo que vai prejudicar diretamente bastante nosso trabalho. Essa informação nos chegou através de comunicado enviado à nossa equipe de assessores de comunicação, mas as coisas não se resolvem assim”, finalizou.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por Andrea Lima
Foto: César de Oliveira