Campanha “Laço Branco” ganha força em Sergipe
A campanha de combate a violência contra as mulheres denominada “Laço Branco”, ganha força nos veículos de comunicação de Sergipe.
A radialista e Jornalista, Magna Santana, é uma dessas pessoas preocupadas em divulgar a referida campanha nas emissoras de rádio, nos jornais e nas redes sociais, a exemplo do site Imprensa1 e, do seu próprio facebook.
Na pagina do seu perfil na internet, ela destaca:
Uma vida sem violência é um direito das mulheres!
Estamos quase finalizando a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha acontece em vários países do mundo e tem a finalidade de combater essa forma de violência e fortalecer a auto estima das mulheres vitimadas.
Dentro das atividades a de hoje 06/12, envolve os homens, é a campanha do Laço Branco que procura sensibilizar, envolver e engajar os homens à essa causa!
SAIBA MAIS :
No dia 6 de dezembro de 1989, um homem de 25 anos (Marc Lepine) entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em uma sala de aula, ele ordenou que os homens (aproximadamente 50) se retirassem. Assassinou 14 mulheres e depois saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”.
Desta forma, ele matou 14 estudantes, todas mulheres. Feriu ainda 14 pessoas, das quais 10 eram mulheres. Depois suicidou-se. Com ele, foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar e na qual ele explicitava a motivação de suas ações, em suas palavras: “mandar de volta ao Pai as feministas que arruinaram a sua vida”.
O crime, que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, mobilizou a opinião pública daquele país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência.
Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Lançaram, assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Durante o primeiro ano da Campanha, foram distribuídos cerca de 100 mil laços entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentra um conjunto de ações e manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência.
O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas, como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a mulher.
O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a morte daquelas mulheres (e o machismo que a gerou) não fosse esquecida. Trabalhando junto a diversos órgãos das Nações Unidas, particularmente o UNIFEM e em parceria com organizações de mulheres, a Campanha do Laço Branco hoje está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.
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Por: Marcos Couto/ Imprensa1.com.br