A deputada estadual Maria Mendonça (PP) denunciou hoje (3), o cancelamento o convênio firmado entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos para o transporte escolar. Em aparte a pronunciamento do deputado estadual Georgeo Passos, Maria lembrou que o problema se arrasta há meses e tem comprometido o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, de estudantes da zona rural que dependem de locomoção para chegar às unidades escolares.
Ela contou que foi procurada por um motorista de transporte escolar do município de Itabaiana que relatou a ausência de pagamento por parte do Município, em virtude da interrupção do convênio celebrado junto à Secretaria de Estado da Educação (Seed). “O motorista relatou o sacrifício que tem sido feito para manter o serviço porque, eles acumulam três meses de atraso, uma situação posta pelo governo que, lamentavelmente, tem feito politicagem e deixado de cumprir compromissos cancelou o convênio que repassava o recurso para que o município efetuasse o pagamento das empresas”, contou a parlamentar.
De acordo com Maria, a falta de repasses põe em risco a continuidade dos estudos de alunos da zona rural itabaianense que precisam do transporte escolar para se deslocar até os colégios. “Os estudantes querem ir à sala de aula, mas estão tendo seu direito cerceado por conta da falta de repasses”, frisou a parlamentar pedindo a compreensão do governador e lembrando que é dever do Estado assegurar as condições para que a população tenha acesso à educação.
Por Assessoria Parlamentar