Os dois uniformes têm ainda um símbolo que representa elementos da cultura nacional. Segundo a Nike, “trata-se de um círculo de proteção formado por duas carrancas, figuras usadas como símbolos para proteger embarcações”. Esse símbolo está localizado na parte interna da camisa, abaixo da gola. Dentro dele foi incluído a constelação do Cruzeiro do Sul, outro símbolo nacional.
Segundo a CBF, a nova camisa faz uma homenagem ao modelo utilizado pela seleção brasileira em 1962, ano da campanha do bicampeonato da Copa do Mundo. A conquista foi no Chile e Garrincha foi um dos principais nomes da campanha do título. Fez seis jogos e quatro gols. A nova camisa pesa 145 gramas e será comercializada já neste mês, segundo a Nike. O modelo idêntico ao dos jogadores terá valor fixado em R$ 239,00. Um modelo customizado para os torcedores será vendido por R$ 189,90.
MUNDAÇAS O modelo de uniforme anterior, lançado em janeiro de 2011, tinha uma faixa no peito (verde na camisa amarela e branca na azul), simbolizando “corpo fechado” para proteger os jogadores contra os rivais. Na época, as camisas foram alvo de críticas de boa parte de torcedores nas redes sociais. No primeiro semestre deste ano a nova camisa será utilizada em quatro jogos (além do duelo com a Bósnia-Herzegóvina).
Dia 26 de maio, a seleção enfrenta a Dinamarca, na Alemanha. No final de maio, será a vez de enfrentar os Estados Unidos. Dia 3 de junho o adversário será o México, e depois, no dia 9, a Argentina. Esses três últimos duelos estão marcados para os EUA.
Redação Imprensa 1 (com informações da folhaonline)
Fonte: http://www.folha.uol.com.br