O deputado federal Jony Marcos (PRB) notificou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para prestar esclarecimento sobre a mancha negra causada por ela no Rio São Francisco, que, segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, foi considerada como um dos maiores danos ambientais registrados no rio.
De acordo com o IMA, a mancha que vem crescendo e já alcança 28 quilômetros de extensão entre os estados de Sergipe e Alagoas, teria sido causada em decorrência do despejo de sedimentos que estariam acumulados por anos no reservatório lago Belvedere, esvaziado em fevereiro deste ano.
“Convocamos a Chesf a vim prestar esclarecimentos no próximo dia 28 de abril na Comissão Externa da Transposição Rio São Francisco, e reivindicamos que, desde já, fossem adotadas medidas de reparo ao dano causado ao Velho Chico”, disse o deputado Jony Marcos.
Desde o surgimento da mancha, constatada somente na última quarta-feira, o fornecimento de água em sete municípios de Alagoas foi interrompido, e o temor é que o problema também alcance cidades sergipanas.
Técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do IMA seguem fazendo estudos detalhados sobre o avanço do problema. E o Ministério Público de Alagoas já instaurou inquérito para apurar também as causas do dano.
Curta: https://www.facebook.com/jony.marcos.1?fref=ts
Fotos: https://www.flickr.com/photos/130990745@N02/with/16856319511/
Assessoria de Comunicação Deputado Federal Jony Marcos
Raissa Cruz | Jornalista DRT 1468 +557999067148 (SE)
Vicente Barreto | Jornalista MTE 10450 +556182387565 (DF)
“O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz”. (Pv 16:20)