“A Câmara Municipal de Aracaju deu um salto na qualidade no sentido de criar a Frente Parlamentar em defesa dos direitos da mulher”, foi assim que a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Pessoa, começou seu pronunciamento no Poder Legislativo Municipal, nesta terça-feira, 9/12, com a notícia da criação de uma Frente Parlamentar.
A presidente veio acompanhada de uma comissão de mulheres que sugeriram a CMA, a criação de uma Frente Parlamentar pelo fim da violência à mulher. A comissão foi formada durante a Sessão Plenária e foram escolhidos os vereadores Iran Barbosa (PT), Dr. Emerson (PT) e Pastor Roberto Morais (SD).
O objetivo dessa Frente Parlamentar é propor políticas Públicas para autonomia e empoderamento da mulher, estimular ações de combate aos diversos tipo de violência, acompanhar, sugerir e discutir, organizar debates, simpósios e palestras sobre o tema, além de se envolver com a sociedade nesse quesito.
Satisfeito com a proposta da comissão de mulheres, o presidente da Casa, Vinicius Porto (DEM) disse que o Poder Legislativo está de portas abertas para qualquer tipo de debate sobre o tema.
Falando como integrante da Frente, Iran Barbosa parabenizou Vinicius por ter recebido a comissão e às mulheres pela iniciativa. “Que a sociedade civil se abra e sensibilize”, disse completando que estará pronto para trabalhar com elas. Dr. Emerson disse que é fundamental esse tipo de discussão na CMA e na sociedade aracajuana. A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) também considerou fundamental que a violência à mulher dos mais variados tipos, precisa ser debatida com a atenção que merece.
Por Viviane Cavalcante
Foto: Acrisio Siqueira