A Prefeitura de Aracaju apresenta nesta terça-feira, 14, às 9h, o AjuInteligente, uma plataforma que beneficia a relação entre a administração municipal e os cidadãos. Baseado no princípio da agilidade e transparência, o AjuInteligente é uma novidade que busca oferecer serviços cada vez melhores para o aracajuano no que se refere a realização de requerimentos, elogios e críticas, encaminhamentos de pedidos e outras ações, através do celular, em tempo real.
Após a implantação do novo sistema, com a modelagem de processos, os procedimentos migrarão paulatinamente para a plataforma digital. O evento acontece no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da Prefeitura.
Com o AjuInteligente, Aracaju se tornará a primeira capital do Brasil a adotar uma comunicação 100% eficiente, transparente e digital, onde os processos internos e externos da Prefeitura serão feitos de maneira totalmente digital e sustentável, economizando papel e, principalmente, tempo.
Além de possibilitar ao usuário o conhecimento de todas as etapas e informações do processo, como saber quem encaminhou e resolveu a solicitação, a plataforma permite avaliar e melhorar continuamente seus serviços, por ter acesso às avaliações dos cidadãos.
Depois que a solicitação for resolvida, o cidadão vai receber um SMS de aviso que o serviço foi finalizado e ainda poderá avaliar o atendimento. Dessa forma, os processos internos serão otimizados e os secretários vão poder traçar planos de ação para melhorar os serviços prestados para a sociedade.
Inicialmente, a plataforma será implantada nos seguintes órgãos municipais: Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Controladoria-Geral do Município (CGM), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal da Assistência Social.
O AjuInteligente insere Aracaju na modernidade e ainda gera economia para os cofres públicos. O valor pode chegar a 160 mil reais mensais, com redução no uso de papel, combustível de veículos, confecção de documentos oficiais e outros gastos frequentes. Os benefícios também abrangem o meio ambiente, já que a quantidade de papel que deixará de ser utilizada representa poupar mais de 150 árvores e 11,5 milhões de litros de água por mês.
A plataforma digital também busca desconstruir a assimilação comum de órgãos públicos e burocracia, assim como vem sendo utilizado em empresas privadas. O atendimento da Prefeitura poderá ser feito a qualquer hora do dia sem que haja a necessidade de deslocamento do cidadão.
Além disso, a plataforma integra a comunicação interna entre departamentos da Prefeitura como memorandos, circulares e documentos oficiais com assinatura digital certificada pelo ICP-Brasil. Através da implantação do AjuInteligente, a Prefeitura de Aracaju também estará fazendo a sua parte na criação de uma cidade humana, inteligente e criativa.
Serviço
O que: apresentação da plataforma AjuInteligente
Onde: auditório do Centro Administrativo Pref. Aloísio Campos (rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, conj. Costa e Silva)
Quando: terça-feira, 14 de maio de 2019, às 9h
Contato: Secretaria Municipal da Comunicação Social (4009-7879/ 98106-6840)