O atendimento às ocorrências geradas por meio do 192 passaram de 17.542 em fevereiro para 19.159 em junho. Em abril, 18.315 ocorrências foram atendidas pelo Samu. Quase 1300 a mais, comparado às ocorrências somadas em março. Até a última quinta-feira, 20, a Sala de Dados e Informações (SDI) do Samu já havia registrado o atendimento a 11.030 ocorrências, o que aponta para o total de 19.600 até o final do mês, conforme estimativas. Para o superintendente, a ampla assistência já realizada pelo Samu em Sergipe ainda tende a alcançar novos patamares, tanto em quantidade de atendimentos quanto em qualidade.
Segundo o superintendente do Samu, Márcio França, um problema recorrente são os trotes emitidos à Central de Regulação do Samu. “Em janeiro, registramos o total de 4.683 chamadas falsas, um número excessivo que se associa às férias escolares. Tanto que em junho a SDI registrou emissão de 2.011 trotes ao Samu. Números esses que ainda são somados aos números relacionados às chamadas feitas por engano”, esclareceu o superintendente.
Durante todo o ano, a campanha ‘Sou Amigo do Samu – Não passo trote’ realiza atividades em escolas, centros comerciais e até no trânsito, abordando crianças, jovens e adultos sobre a prática criminosa, que é a emissão de chamadas falsas ao 192. As ações conscientizadoras são realizadas pelas equipes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, que trata dessa problemática destacando as principais consequências causadas pelos trotes.
Fonte: ASN