Atendendo a uma indicação do deputado estadual Georgeo Passos (PTC), a Assembleia Legislativa concedeu no final da tarde dessa terça-feira (28) o Título de Cidadão Sergipano para o Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, o Coronel do Exército Marco Aurélio Kúster de Paula. A solenidade foi bastante prestigiada e contou com as presenças de amigos e familiares do homenageado, além diversas autoridades como o General Joarez Alves Pereira Junior, Comandante da 6ª Região Militar.
Ao justificar a condecoração, o deputado Georgeo Passos agradeceu aos colegas pela aprovação, por unanimidade, de sua propositura e destacou os desafios superados pelo Coronel Marco Aurélio Kúster, desde o início de sua carreira no 13º Batalhão de Infantaria Blindado, sediado em Ponta Grossa (PR), “onde teve a oportunidade de desempenhar as funções de Comandante de Pelotão de Fuzileiros Blindado e foi também instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva”.
Georgeo explicou ainda que morar em Aracaju sempre foi um projeto de vida do homenageado e de sua família. “Ele já tinha tentando vir para Aracaju por duas vezes: quando saiu da selva e quando saiu de outra fronteira no Mato Grosso do Sul, mas não conseguiu. Mas, em maio de 2015 veio a notícia de sua nomeação para o Comando do 28 BC, e recebeu a notícia quando estava em uma operação próximo à fronteira com a Argentina”.
Antes de encerrar, Georgeo tratou da superação do Coronel em superar dois problemas de Saúde. O primeiro no nascimento de seu filho, quando sua esposa permaneceu na UTI por um tempo e o pequeno Gabriel sobreviveu após seis dias entubado, surpreendendo toda a equipe médica do hospital. “Além disso, dois meses após assumir o 28 BC, o Coronel foi tomado por uma grave infecção e teve que ficar 22 dias afastado, entre a internação e o período de recuperação. Um homem vencedor que traz como principal virtude a humildade”.
Homenageado
Por sua vez, o Coronel do Exército Marco Aurélio Kúster de Paula externou sua gratidão pela homenagem dizendo que há pouco mais de dois meses para encerrar seu ciclo em Sergipe, sente-se realizado e feliz, “pois este título coroa todo o trabalho realizado, juntamente com a minha equipe em prol do nosso Estado e País. Nesses quase dois anos de intensa atividade cumprimos todas as missões a mós atribuídas com dedicação, entusiasmo e vibração, atributos estes imprescindíveis ao soldado do Exército Brasileiro”.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Ascom da ALESE