O presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (Fecomse), Ronildo Almeida, informou que o comércio não poderá abrir no sábado, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. Segundo o dirigente sindical, a abertura nessa data não foi negociada na Convenção Coletiva de Trabalho de 2019 do comércio e serviços, assinada recentemente.
“Na nossa Convenção Coletiva de Trabalho existem alguns datas de feriados acordadas com o setor patronal para que o comércio funcione. Entre elas, no entanto, não consta o feriado de 7 de setembro. Portanto, o comércio não deverá funcionar nessa sábado”, argumenta Ronildo Almeida.
O presidente da Fecomse espera que a classe patronal repeite o que foi acordado na Convenção Coletiva, mecanismo legal que rege as relações trabalhistas. Mesmo porque, avalia Ronildo Almeida, existe toda uma negociação, com conquistas e garantias asseguradas aos trabalhadores, em caso de abertura do comércio nos feriados – o que não foi acordado no caso específico do feriado de 7 de setembro.
Outras atividades
Mercados e feiras
Os mercados centrais de Aracaju (Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco – antigo Albano Franco), os setoriais (bairros) e o mercado Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, irão funcionar das 6h às 13h.
As feiras livres dos bairros Cirurgia, Grageru, Santo Antônio, Cidade Nova, São Carlos, 18 do Forte, e dos conjuntos Leite Neto e Santa Tereza serão realizadas normalmente.
Saúde
As Unidades de Saúde da Família (USF) estarão fechadas durante o feriado, enquanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 24 horas funcionarão normalmente.