Desde que domesticamos os animais, há milhares de anos, temos usado o leite e os ovos como alimento.
Hoje, os ovos de galinha e o leite de vaca são as opções mais comuns, mas também podemos apreciar ovos de pato, codorna e ganso, além de laticínios, como creme de leite, iogurte, manteiga e queijo, derivados do leite de ovelha, cabra ou búfala.
A maioria de nós consome ovos e algum derivado do leite todos os dias. Esses produtos são muito ricos em termos nutricionais.
1 – Com exceção do creme de leite, os laticínios e os ovos fornecem proteínas de alta qualidade, ou seja, proteínas que contêm todos os oito aminoácidos essenciais. A ingestão regular de proteína é necessária para garantir a boa saúde.
2 – Ovos são uma rica fonte de vitaminas A, B12, E e niacina, bem como de zinco, potássio, magnésio, cálcio, selênio e iodo. Também contêm ferro, embora não seja na forma que o organismo absorve com facilidade.
3 – Laticínios fornecem ácidos linolênicos conjugados, que protegem contra ataques cardíacos.
4 – Leite, iogurte e queijo são ricos em cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, sobretudo a B2 e a B12. Também contêm um pouco de zinco e magnésio.
5 – Leite integral, creme de leite e vários tipos de queijo são ótimas fontes de vitamina A.
6 – Iogurtes apresentam grande quantidade de potássio e iodo. (Fonte: Ovos, Leite e Queijos da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)
Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/consumir-ovos-leite-queijos-174405721.html
Fonte 2: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-queijo-p-atildeo-leite-e-ovos-image17775774