Devido ao decreto assinado pela prefeita em exercício de Aracaju, Katarina Feitoza, transferindo o ponto facultativo do dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, para o próximo dia 1º de novembro, e ao feriado do Dia de Finados, celebrado no dia 2, os órgãos da Prefeitura de Aracaju estarão fechados nestes dois dias, com exceção dos serviços municipais considerados essenciais e indispensáveis à população.
Confira abaixo o que abre e fecha no feriado:
Saúde
Os serviços de Saúde da rede municipal sofrerão alteração em seu funcionamento. Na Rede de Atenção Primária (Reap), as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas na segunda-feira, 1º, e terça-feira, 2, voltando ao normal na quarta-feira, 3.
Na Rede de Urgência e Emergência (Reue), os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva seguem com serviço 24 horas para atendimento de síndromes gripais e suspeita de covid-19. Além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará 24 horas nos dois dias.
Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue porta aberta, entretanto, nos dois dias funcionará apenas o acolhimento noturno.
O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funciona aos finais de semana e feriados. Desta forma, o serviço retorna na quarta-feira, dia 3, das 7h às 18h.
Semdec
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continuará prestando seus serviços essenciais normalmente. A Defesa Civil permanecerá com equipes no plantão, para atendimento às demandas que possam surgir através do número emergencial 199. Já o Procon Aracaju não funcionará durante o feriado.
Funcaju
Nos dias 1º e 2, todas as unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) estarão fechadas.
Educação
A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira), continua sem funcionar em virtude das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. As 74 unidades de ensino municipais já retomaram as aulas semipresenciais, mas não abrem durante o feriado.
Mercados e feiras
Na segunda-feira, 1º, os mercados centrais abrirão normalmente, das 6h às 16h45. Já os setoriais (bairros) estarão fechados. Na terça, 2, os mercados centrais (Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco), inclusive a Passarela das Flores, irão funcionar das 6h às 12h. Os mercados setoriais (bairros) seguem o mesmo horário. A feira livre do Batistão, instalada entre os bairros São José e 13 de Julho, não ocorrerá neste dia.
Operacional
A coleta do lixo domiciliar acontece sem alteração no cronograma. Os demais serviços de limpeza pública serão realizados, porém, com redução de equipes.
Os ecopontos da cidade não funcionam nesta data, assim como a coleta seletiva e o programa Cata Treco. Já a equipe de podação trabalhará em regime de plantão.
Parques, praias e orlas
As atividades esportivas e de lazer no parque Augusto Franco (Sementeira) permanecem suspensas em virtude da vacinação pelo sistema drive-thru;
O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, funcionará normalmente das 6h às 18h;
O Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, que não funciona às segundas-feiras, estará de portas abertas no dia 2, das 9h às 18h;
Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol (Mosqueiro), ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h;
Permitido o acesso às praias do litoral da capital;
As equipes de fiscalização da Emsurb irão atuar na extensão das orlas da praia da Atalaia, dos bairros Industrial, Porto D’anta e Mosqueiro (Orla Pôr do Sol).
Ascom: PMA