A Câmara analisa o Projeto de Lei 2787/11, que pretende dar ao açaí o título de fruta nacional.
A proposta já foi aprovada pelo Senado Federal e tem o objetivo de evitar o uso da marca “açaí” por empresas estrangeiras e garantir o domínio brasileiro sobre o fruto da região amazônica, utilizado nas indústrias de alimentos e de cosméticos.
“Ao se declarar o açaí fruta nacional, o objetivo é chamar a atenção para o potencial nutricional e econômico guardado pela floresta amazônica. Ademais, é importante também que seja assegurada a plena utilização da biodiversidade de nosso País”, justifica o autor da proposta, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
O açaí foi patenteado em 2003 pelo Japão como propriedade da empresa K.K. Eyela Corporation.
Somente em 2007 o governo brasileiro conseguiu cancelar o registro da marca.
As autoridades brasileiras também foram à Justiça para questionar o uso da marca por empresas norte-americanas, alemãs e inglesas.
Essa não é a primeira investida do Congresso para evitar o uso indevido de marcas brasileiras.
Em 2008, o cupuaçu virou fruta nacional pela lei 11.675/08, originada de um projeto de lei do então senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).
O cupuaçu, que como o açaí é um fruto da região amazônica, também foi objeto de briga entre o governo brasileiro e uma empresa japonesa que patenteou a marca.
À época, foi necessária uma representação do governo brasileiro na Organização Mundial de Comércio (OMC) para garantir ao País o direito de uso do nome do cupuaçu.
Outro produto nacional que foi patenteado por empresas estrangeiras é a rapadura.
Redação imprensa 1
Foto: Imagem ilustrativa
Fonte: http://www2.camara.gov.br/