A Polícia Civil, por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), efetuou na manhã desta quinta-feira, 6, a desarticulação de um grupo criminoso que atuava no roubo a residências tanto na capital, quanto no interior do Estado. A ação, intitulada “Falsos Guardiões”, resultou na prisão de quatro indivíduos, após cumprimento de mandados em Aracaju e na cidade de Frei Paulo. Um quinto envolvido acabou vindo a óbito após confronto com os policiais.
De acordo com as investigações, o grupo se passava por policiais e invadia as residências, praticando os roubos. Eles agiam inclusive contra outros criminosos, roubando drogas e armas de fogo. Como resultado da operação, foram apreendidos armas e também outros objetos que estavam em posse dos investigados.
Segundo o delegado Hilton Duarte, a primeira ação do grupo foi identificada em fevereiro do ano passado. “A investigação começou em Ribeirópolis. Detectamos diversas ações similares em Itabaiana, Frei Paulo e Aracaju. Na operação desta quinta-feira, conseguimos apreender quatro pistolas e agora vamos dar continuidade às investigações para apurar as responsabilidades e individualizar a conduta de cada um”, detalhou.
Hilton Duarte também destacou que a operação remonta à ação atípica praticada pelo grupo e o modo de atuação da associação criminosa. “Era uma associação criminosa composta por cinco suspeitos. Eles chegavam às casas das pessoas dizendo que eram policiais e possuíam mandados de busca e apreensão ou de prisão. Na ocasião, eles rendiam as pessoas e levavam todos os seus pertences, desde dinheiro a objetos de valor”, revelou.
Ascom: SSP-SE