Manter uma alimentação saudável é importante em todos os momentos para promover saúde e diminuir o risco de algumas doenças. Em tempos de Pandemia essa necessidade é ainda maior. Por esse motivo, é importante manter uma alimentação rica em nutrientes como minerais e vitaminas. Quem orienta é a nutricionista atuante na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Ana Catarina Meneses Santos.
“Uma alimentação rica em micronutrientes como minerais e vitaminas quando consumidos diariamente podem condicionar o sistema imunológico tornando-o mais eficiente. Esses nutrientes possuem um papel importante no fortalecimento da imunidade, sendo alguns alimentos ricos em vitamina C. São eles: acerola, goiaba, laranja e o caju. Outros são fontes de vitamina A como a gema do ovo, o fígado, óleos e peixe, além dos vegetais de coloração amarela e verde escuro. Já as fontes de vitamina E estão nos óleos e as fontes de Zinco e Selênio”, explica a nutricionista.
Ela observa que a mudança da rotina e as pessoas ficando mais tempo em casa contribuem para uma mudança nos hábitos alimentares. “O que aconselhamos é tentar manter um hábito saudável. Observamos que quando ficamos em casa é natural que sintamos um pouco mais de fome, por isso, é necessário um cuidado maior na hora de escolher as opções. Na hora de procurar alimentos com fonte de carboidratos, evitar bolachas, bolos e pães, que apresentam baixo índice glicêmico”, atenta Catarina.
A profissional aconselha a opção por carboidratos complexos, como batata, aveia que são aliados na saciedade. “Outro ponto é incluir as proteínas na hora do almoço, tentando sempre consumir mais as carnes brancas como frango e peixe, que terão menor a quantidade da gordura saturada. Em relação à carne vermelha apesar de ser rica em vitaminas e minerais, é bom tentar limitar o consumo”, observa a nutricionista.
“Ressaltamos que não existe nenhum alimento milagroso capaz de curar ou evitar o Covid- 19 e, nesse momento, quem já segue um plano alimentar, deve tentar dar sequência, quem não tem, deve evitar fazer dietas restritas que podem baixar a imunidade”, aconselha a nutricionista.
Reprodução: www.imprens1.com
Por: https://www.saude.se.gov.br/?p=39472
Foto/DIVULGAÇÃO :https://www.saude.se.gov.br/?p=39472 e Google.com