Nesta segunda-feira, 22, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, participou da cerimônia que marcou a passagem do comando do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). O evento solene aconteceu no Quartel do Comando Geral, localizado na Rua Siriri, Centro da capital sergipana
Com a transição, o CBMSE passa a ser comandado pelo coronel Fábio Pinto Cardoso e, como subcomandante-geral, a coronel Maristela Xavier dos Santos, primeira mulher na história da corporação a alcançar a patente de coronel e a ocupar o cargo. O anúncio oficial da mudança de comando foi feito pelo governador e pelo secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), João Eloy, na última quinta-feira, 17.
Durante a cerimônia, o governador Fábio Mitidieri expressou seu agradecimento ao ex-comandante, coronel Alexandre José, pelo trabalho desenvolvido, e desejou boas-vindas ao novo comandante-geral, coronel Fábio Cardoso, e à nova subcomandante-geral, Maristela Xavier.
“Em solenidades como essa, vive-se um misto de emoções, porque quem sai, sai com um sentimento de dever cumprido. Agora, abre-se um novo momento, uma nova missão com o comandante Fábio e a subcomandante Maristela. Continuem cuidando bem dessa corporação como vocês sempre fizeram, que a dedicação e o reconhecimento sirvam de combustíveis para que vocês sigam fazendo cada vez mais por esta corporação”, disse Fábio, ao reforçar o apoio que continuará dando ao Corpo de Bombeiros do Estado.
Natural de Aracaju, o coronel Fábio Pinto Cardoso ingressou no CBMSE como cadete do Curso de Formação de Oficiais no ano 2000, realizado no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará. Foi declarado aspirante a oficial em 2002 e chegou ao posto de coronel QOBM no ano de 2020. Ele é graduado em Direito e pós-graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública.
Foi condecorado com as medalhas por tempo de serviço (bronze e prata), medalha de Mérito Bombeiro Militar e com a Medalha do Centenário do CBMSE. Além disso, também foi diretor Operacional e Diretor de Atividades Técnicas do CBMSE, dentre outras funções desempenhadas durante sua carreira.
A coronel do CBMSE Maristela Xavier dos Santos ingressou na carreira como cadete em 2001 e se tornou a primeira mulher a ser promovida ao posto mais alto da corporação nos mais 102 anos de história da corporação, que passou a contar com efetivo feminino a partir do final dos anos 90.
Nascida em Duque de Caxias/RJ, ela é graduada em Ciências de Defesa Social (2001 – 2003) no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará. Durante sua carreira já atuou na Defesa Civil de Aracaju, foi comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (Itabaiana/SE), diretora de Logística/Finanças do CBMSE e assessora técnica institucional do CBMSE, dentre outras funções.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA – CLICK AQUI !
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Secom do Governo de Sergipe
Fotos:André Moreira Secom/Governo