O coronel BM Alexandre José Alves Silva foi nomeado, por meio do Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (13), como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Ele assume o lugar deixado pelo coronel BM Gilfran Mateus, que estava à frente do comando da instituição desde 24 de outubro de 2018.
O novo gestor da corporação estava atuando, desde julho de 2017, como diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), onde também já tinha ocupado os cargos de gerente de planejamento e secretário executivo.
No Corpo de Bombeiros, o coronel Alexandre já comandou o Centro de Ensino e a Seção Contra Incêndio/Infraero. Ele possui Curso de Formação de Oficiais pelo Instituto de Ensino Superior do Pará, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e Curso Superior de Bombeiros pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB).
Ele também é graduado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, além de possuir especialização em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes.
A passagem de comando acontece sem cerimônia de formatura, por conta das medidas preventivas contra a propagação do coronavírus, que impedem a realização de eventos desta natureza. O novo comandante defende que sejam mantidas as medidas que estão sendo tomadas pela corporação no enfrentamento à pandemia, seguindo protocolos que evitem a contaminação dos bombeiros nos quartéis e nas ocorrências rotineiras, além de conscientizar os profissionais quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual necessários à atuação em casos que envolvam atendimentos a vítimas de Covid-19, viabilizando todas as condições necessárias para isso aconteça.
“Assumimos a corporação em um momento extremamente delicado para o mundo e para a sociedade brasileira, em meio a uma pandemia, em que todos nós precisamos ter parcimônia, tomar as cautelas pertinentes e apropriadas para proteger a tropa e a sociedade. Nossa missão não pode ser paralisada. Estamos nas ruas, servindo diuturnamente aos cidadãos sergipanos. Meu objetivo como comandante-geral é continuar prestando serviço de excelência à sociedade em todas as áreas que envolvem nossa missão constitucional, além de buscar atender aos anseios da tropa, dos bravos soldados do fogo. Sinto-me honrado em voltar, após alguns anos na Defesa Civil Estadual, para gerir esta instituição que tanto amo. Contem comigo para que busquemos sempre o avanço dos serviços prestados à sociedade e melhoria nas condições de trabalho para toda a tropa”, afirma o coronel Alexandre.
O ex-comandante, coronel Gilfran Mateus, entregou o cargo após realizar um importante trabalho de fortalecimento institucional e diversas ações históricas, a exemplo da convocação dos candidatos aprovados em concurso público para oficiais e soldados; inauguração do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI) no bairro Getúlio Vargas; retomada do Projeto Golfinho; criação do Projeto S.O.S Abelhas Sergipe e envio de equipes em apoio às operações de resgate e salvamento em Brumadinho/MG.
“Quero agradecer a cada bombeiro e bombeira militar que se dedicou e se dedica de forma hercúlea para proteger a sociedade sergipana. Peço que recebam o novo comandante com a mesma dedicação e o auxilie em sua árdua tarefa de comandar o quase centenário do CBMSE”, disse em sua mensagem de despedida à tropa.
Fonte: Ascom CBMSE e https://www.cbm.se.gov.br/comandante-atual/
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: https://www.ssp.se.gov.br/Noticias/Detalhes?idNoticia=15618