Os Correios ingressarão com ação de dissídio coletivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). A decisão foi tomada após adesão à paralisação por parte de sindicatos ligados à Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), na noite dessa terça-feira (26).
Na segunda-feira (25), o TST concedeu liminar em favor da empresa, determinando que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) – que havia iniciado a paralisação no dia 19 – garantisse o efetivo mínimo de 80% dos empregados em cada unidade dos Correios, sob pena de multa diária de R$ 100 mil no caso de descumprimento.
Levantamento desta quarta-feira (27) aponta que 90.607 empregados em todo o país estão trabalhando, o que corresponde a 83,45% do efetivo total. Os Correios continuam colocando em prática as ações do Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos do movimento à população.
Sergipe
Em Sergipe, a adesão é de 8,9% do efetivo. Nos próximos dias, a superintendência estadual vai intensificar o deslocamento de empregados da área administrativa para unidades operacionais, que são as mais afetadas pela paralisação. O reforço de cerca de 30 trabalhadores será direcionado a todos os Centros de Distribuição Domiciliária (CDDs) da capital – Norte, Sul, Atalaia, Centro e Aracaju – e também ao CDD Itabaiana.
O deslocamento de empregados é uma das ações de contingência previstas no Plano de Continuidade de Negócios, que também prevê a realização de mutirões nos finais de semana, nas localidades onde há paralisação. Em Sergipe, no último sábado (23), quase 40 empregados entregaram aproximadamente 26 mil objetos simples e 1.100 registrados. O mutirão foi realizado na capital e nos municípios de Lagarto e Tobias Barreto.
Em todo o país, a rede de atendimento está aberta e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. Apenas os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) estão suspensos.
Fonte: Coordenação de Comunicação dos Correios em Sergipe