A direção do Hospital de Cirurgia, no mês passado impediu que membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde conseguissem realizar uma inspeção nas instalações do hospital.
Mas, nesta segunda-feira, 21 (5), o vereador Seu Marcos, que preside os trabalhos da CPI e demais membros da Câmara, como o relator Isac Silveira (PCdoB), Anderson de Tuca (PRTB), Cabo Amintas (PTB) e Jason Neto (PDT).participaram da visitação.
Com diversos problemas o Hospital que também recebe verbas públicas teve como ponto mais crítico, por falta de estrutura, o Setor de Cardiopatia. “Os pacientes infartados não estão sendo atendidos e correm risco de vida, já que estão sendo encaminhados para casa. Se estas pessoas vierem a óbito quem irá se responsabilizar? Nenhuma medida está sendo tomada. Isso é desumano”, alertou o presidente da Comissão, Seu Marcos (PHS).
Sobre as dificuldades enfrentadas pela entidade filantrópica, Seu Marcos esclareceu: “realmente a situação do Hospital de Cirurgia é caótica. Conversamos também com alguns pacientes e vamos nos reunir e tentar ajudar. Não queremos que o Cirugia pare de atender a população e nem que feche as portas. Mas muita coisa precisa ser esclarecida. O Hospital não tem condições nenhuma de continuar como se encontra atualmente. Precisamos dar um atendimento decente aos sergipanos”, justificou.
Acompanhados do Diretor Administrativo e Financeiro do Hospital de Cirurgia, Milton Eduardo Santana, visitaram algumas unidades do Hospital, incluindo obras e alas em reforma.
Milton Eduardo conta que “na visita aos setores conversamos com alguns pacientes, funcionários e mostramos a realidade do Hospital de Cirurgia aos vereadores, sempre com muita transparência. O Hospital é o ponto de resolutividade da rede pública de saúde do Estado de Sergipe, uma vez que é referência para a maioria dos serviços de alta complexidade no SUS, por isso, fizemos questão de mostrar qualidades, deficiências e o que estamos fazendo para contorná-las”.
Por possuir uma grande dimensão, ainda há unidades do Hospital que não foram visitadas pelos vereadores, por isso uma nova visita será feita, com a mesma atenção e transparência desta realizada hoje. Para o Diretor Administrativo, os vereadores estão cumprindo seu papel e garante que a Direção está disposta a colaborar com o que for preciso.
Para Milton Eduardo, o diálogo a todo instante com os vereadores e uma forma de esclarecer quais são as problemáticas com os hospitais filantrópicos. ”Essa visita representou uma relação muito humana e os vereadores estão cumprindo com seu papel, não só de fiscalizadores enquanto membros da CPI, mas como efetivo controle externo da atividade do Poder Executivo Municipal”, declara Milton Eduardo.
Os médicos cardiologistas ainda serão ouvidos pelos vereadores na Câmara Municipal para que possam opinar sobre essas problemáticas.
Imprensa1.com
Foto: JL política
Câmara Municipal de Aracaju