Para o deputado estadual por Sergipe Cristiano Cavalcante (União), gestores municipais devem ser livres para promover eventos festivos, desde que os compromissos e deveres da administração estejam em ordem. Foi isso que ele defendeu no podcast Casa de Sopapo, à jornalista Katia Santana, destacando, ainda, que cada município possui uma realidade própria.
“Eu não posso chegar aqui e dizer ‘ah, o prefeito está errado de fazer festa’. Ele vai estar errado de fazer se não tiver condições”, defendeu o parlamentar, que é líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e ex-prefeito de Ilha das Flores. “Ele vai estar errado se não estiver com sua folha em dia, com seus fornecedores, com as obrigações em dia. Cada prefeito que sabe do seu problema.”
A fala do deputado estadual vem na esteira da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), controlado pela União. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), houve redução de 34,5% em julho, e de 23,56% em agosto, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em Sergipe, houve forte mobilização de prefeitos pelo aumento dos repasses do FPM.
Fragilidade
Cristiano Cavalcante também ressaltou que há desequilíbrio entre os entes federativos – os municípios, os Estados, a União, e o Distrito Federal –, e são os municípios que sofrem mais. “A gente enxerga, durante esses últimos 15 anos, um empobrecimento muito grande dos municípios; uma incapacidade administrativa e financeira que vem assolando os prefeitos. Isso precisa ser repactuado”, frisou ele.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Kátia Santana/Ascom