A atenção com a saúde bucal da criança deve ser uma preocupação constante dos pais e iniciada nos primeiros meses de vida. De acordo com a cirurgiã-dentista, especialista em odontopediatria do Centro Odontológico do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Isabela Simone Bispo Silva Guimarães, esse cuidado deve começar desde o nascimento do bebê.
Segundo a especialista, as mães são orientadas no consultório em relação a importância da amamentação e sobre o início da erupção dos primeiros dentes. “O leite materno é uma grande ferramenta de cuidado. A criança que mama, fortalece o organismo e consequentemente os dentes”, explicou.
Isabela disse ainda que, nos primeiros meses de vida é importante que a mãe saiba sobre o processo de higienização bucal. “Quando a mãe chega aqui fazemos todo o processo de orientação, abordamos a respeito da amamentação, da introdução alimentar até a parte de prevenção e cura da doença cárie”, destacou.
Ela informou que os dentes de leite, chamados de dentes decíduos, têm uma importância fundamental porque são eles que vão preparar a cavidade oral da criança para o nascimento do dente permanente. “É muito ruim quando a criança perde precocemente esse dente, pois vai causar uma série de consequências desagradáveis para a erupção do dente permanente”, alertou.
Isabela ressaltou que a partir da erupção do primeiro dentinho, que geralmente acontece por volta dos cinco a seis meses de idade, os cuidados são intensificados. “Quando começa a erupção do primeiro dente, neste momento já é necessário escovação com creme dental com flúor, escova dental e fio dental, fazer a higienização da língua e dos tecidos moles. É preciso manter uma sequência de cuidados com a participação da família e de idas ao dentista”, disse.
Geração Zero Cárie
Conforme a odontopediatra, a orientação e o acesso ao profissional da odontologia é muito diferente hoje em relação a épocas atrás. Ela salienta que hoje as mães têm mais informações, conhecimento e se interessam em manter a boca do filho saudável. “Estamos na época da geração zero cárie e a gente luta por isso, para que essa geração se perpetue”, informou.
Apesar disso, os problemas com cáries ainda existem. Segundo a odontóloga, ainda há hoje um consumo muito grande de alimentos cariogênicos, que contribuem para a instalação da doença. Ela esclarece que não é só o açúcar que é responsável por isso, é um conjunto, que vai desde a alimentação até a preocupação com a higienização.
Isabela ressaltou também a importância da participação do nutricionista nesse processo preventivo. Informou que embora os odontólogos realizem orientações sobre os hábitos alimentares, não fazem a parte da nutrição.
As mães das crianças que são atendidas no Centro Odontológico costumam aderir a toda informação repassada pelos especialistas. Crisllainy Santos dos Vales, levou os três filhos para o atendimento da odontopediatra Isabela e ficou satisfeita com o atendimento. Mãe da pequena Isabele, de 3, e de mais dois filhos de 6 e 8 anos, ela disse que é importante ir cedo ao dentista, porque é como se aprende a cuidar dos dentes.
Segundo Crisllainy, apesar de passar as informações para os filhos, ainda lida com problemas de cáries em razão do consumo de doces. “Esta é a primeira vez que venho ao Centro Odontológico. Vim fazer uma avaliação dos dentes dos meus filhos, os dos meninos estão com cáries, os da menina não. Agora eu vou cuidar”, afirmou.
Por: SES