Neste primeiro semestre de 2021, o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) instaurou 801 inquéritos policiais. No período, 985 inquéritos foram concluídos e remetidos à Justiça, 239 pessoas foram presas em flagrante, e 632 medidas protetivas ou cautelares foram representadas. O DAGV também cumpriu 26 mandados de prisão durante o expediente ordinário, sendo que 12 de prisão preventiva foram cumpridos pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e 14 pela Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima (Deacav).
O DAGV é formado por quatro delegacias especializadas no atendimento às pessoas pertencentes aos grupos vulneráveis, sendo ela a Deam, a Deacav e também a Delegacia de Atendimento ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEAIPD) e a Delegacia de Atendimento aos Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (DEACHRI).
Os resultados demonstram o compromisso que o DAGV tem com o enfrentamento à violência contra os segmentos vulneráveis. O DAGV funciona 24h por dia, sendo que, a partir das 13h e durante os finais de semana e feriados, trabalha no sistema de plantão, atendendo os crimes ocorridos na região metropolitana.
O DAGV também ressalta que, em situações de flagrante, a Polícia Militar também pode ser acionada por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp – 190). As denúncias também podem ser feitas por qualquer pessoa por meio do Disque-Denúncia da Polícia Civil, no telefone 181. O sigilo é garantido.
Por: SSP/SE