Na manhã deste sábado, 9, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta através do serviço SMS 40199, para informar a população sobre a possibilidade de chuva moderada, nas próximas 24h, acompanhadas de ventos fortes. Com informações do monitor de chuva da capital, as equipes da gestão municipal monitoram os índices pluviométricos em todas as regiões e mantém prontidão para atendimento à população.
O secretário da Defesa Social, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que os órgãos que compõem o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estão em atenção. Ações preventivas são executadas sistematicamente e há prontidão para proporcionar uma rápida resposta diante das necessidades que possam surgir.
“As pessoas que residem em áreas de risco devem redobrar o estado de observação e acionar a Defesa Civil através do serviço emergencial 199, caso sejam constatadas situações de anormalidade provocadas pela chuva. O canal de atendimento à população está disponível 24h”, orienta Silvio.
Os pluviômetros que integram o sistema ClimAju registraram, nas últimas 12h, o acumulado de oito milímetros de chuva, com maior incidência nos bairros Soledade, Lamarão e Japãozinho, localizados na zona Norte da capital. Somado, o acumulado de todo o mês, na capital, chega a 110 milímetros, até o momento, volume que se aproxima da média histórica para julho, que é de 157,6 milímetros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, há especial atenção aos moradores de áreas de risco, que devem ficar atentos a possíveis sinais de risco. “Nas áreas de encosta, é importante observar se há inclinação de árvores e postes ou movimentação de massa. Já nas residências, deve ser observado o surgimento de rachaduras, afundamento de piso ou barulhos no madeiramento do telhado”, destaca.
O coordenador ressalta que os sinais de risco devem ser comunicados imediatamente à Defesa Civil.
“Neste sábado, não há registro de ocorrências relacionadas às chuvas, até o momento. Mantemos equipes de prontidão, 24h, para atendimento aos chamados e realização da avaliação do risco, para adoção das medidas que sejam necessárias à segurança da população”, frisa Robson Rabelo.
Diante da ocorrência de ventos fortes, é importante não se abrigar debaixo de árvores e próximo a postes ou painéis de publicidade. Também demanda atenção redobrada as coberturas de telhado com materiais leves, que podem ser movimentados pelo vento, como as telhas de fibrocimento.
Serviço de alerta
Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
Ascom: Defesa Cívil/Aracaju