Na madrugada desta segunda-feira, 6, quando a chuva iniciou na capital. A Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu um alerta via SMS para chuvas nas próximas 24h, e pede atenção à população, sobretudo aos moradores das áreas de risco.
Os pluviômetros do sistema ClimAju, plataforma disponibilizada pela Prefeitura, registram o acumulado de 49 milímetros de chuva, com maior incidência na zona Sul da cidade. Até o momento, não houve registros de ocorrências do serviço emergencial 199.
As equipes da Defesa monitoram as principais áreas de risco da cidade, a exemplo do bairro Santa Maria, onde chove moderadamente. Os agentes também estão monitorando a avenida Euclides Figueiredo, na zona Norte da capital.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, pelo acumulado de chuva registrado nas últimas horas, não há riscos de inundações e deslizamentos de terra. No entanto, pode haver pontos de alagamento na cidade e a população deve se manter atenta.
“Nestes casos, nós orientamos que a população evite transitar sobre os locais alagados. Se as chuvas continuarem, as pessoas que moram em áreas de encosta devem verificar se há inclinação de árvores ou postes e entrar em contato conosco pelo 199. Para situações de raios, a população deve evitar locais descampados, como praias, e não se abrigar embaixo de árvores. Lembrando que carro é um local seguro”, orienta o coordenador.
Ainda segundo Rabelo, o monitoramento está mantido em Aracaju independentemente da continuidade das chuvas. “Continuaremos supervisionando as áreas que forem, de alguma forma, afetadas, para que possamos resolver e tomar ações preventivas nos momentos sem chuvas, para preparar para situações futuras”, reitera o coordenador.
Os agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão monitorando os canais da cidade, a exemplo do canal da avenida Anísio Azevedo, no bairro 13 de julho, canal do conjunto Lourival Batista, bem como os canais das avenidas Gonçalo Rollemberg Leite e Pedro Paes Azevedo.
As equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também estão monitorando a cidade e orientando os condutores nos principais pontos de congestionamento.
Serviço de alerta
Para quem quiser receber os alertas da Prefeitura de Aracaju, com informações antecipadas sobre as condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros via SMS, é preciso efetuar um cadastro enviando uma mensagem para o número 40199 e colocando no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
Com Informações: Defesa Civil/Ascom