O delegado de polícia Valter Simas Moraes Sarmento, coordenador da Delegacia Plantonista (DEPLAN), localizada na rua Laranjeiras,960, centro comercial de Aracaju, é acusado de prejudicar o trabalho da imprensa e dificultar que pessoas possam ser auxiliadas em seus Boletins de Ocorrências (B.O).
Na manhã desta segunda-feira, dia 20, um policial que prefere não ser identificado disse que o coordenador da DEPLAN “Valter Simas”, havia determinado através de um portaria que não era mais permitido liberar boletins para imprensa, mesmo sendo autorizados pelas vítimas.
“Eu acho isso um absurdo! Acredito que o próprio Secretário de Segurança Pública não tem conhecimento dessa determinação de Simas, além de vocês ficarem prejudicados sem poderem divulgar os acontecimentos policiais, a sociedade fica sem nenhum auxílio para encontrar o seu bem ou patrimônio que foi roubado, furtado e até mesmo, retarda a identificação e prisão de alguém que cometeu algum crime”, desabafou o policial.
“Hoje mesmo pela manhã um colega de vocês o radialista Faro Fino da rádio jornal ficou sem informações, devido essa ordem do coordenador que nunca apareceu aqui! À noite e também nos finais de semana, isso tem chateado muitos delegados plantonistas e policiais, agora para completar ele faz isso com o povo e vocês da imprensa”, informa o policial civil.
O site imprensa1, também foi informado que esse procedimento adotado pelo coordenador Valter Simas teve início na última sexta-feira, dia 17, onde muitos profissionais da imprensa ficaram sem noticiar nada do plantão da noite.
Assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), através do jornalista Lucas Rosário, disse a redação do site imprensa1 que a SSP não comunga com esse tipo trabalho posto pelo delegado coordenador da DEPLAN “Valter Simas”.E que ainda hoje, o Secretário João Eloy terá conhecimento deste fato e tomará as devidas providências.
O site imprensa1 tentou um contato com o coordenador Valter Simas, mais não obteve êxito.
Direto da Redação: Imprensa1.com