Moção de Apelo de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT) à Presidenta Dilma Roussef (PT), solicitando que a companheira suspenda as obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Amapá.
Em cumprimento à recomendação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) que pedem melhor avaliação sobre os impactos ambientais causados pela Usina.
O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental, sendo que o Reservatório do Xingu localiza-se no Sítio Bela Vista. Na Moção dirigida à presidenta, Ana Lúcia explica que o município de Altamira precisaria de uma estrutura mínima antes da execução de um projeto com esta dimensão.
“Com o início das obras, Altamira enfrenta o caos interno. Os promotores lidam com a previsão de que progressivamente chegarão à região cerca de 100 mil pessoas que vão exigir serviços e infraestrutura básica para viver.
Hoje a cidade não conta nem com uma rede de esgoto. A capacidade hospitalar está à beira do colapso e o pequeno aeroporto não suportará em breve o aumento do tráfego aéreo que já se faz notar. Por enquanto, as obras já começaram e Altamira ainda não recebeu nenhuma contrapartida em termos de estrutura para a região receber o grande impacto que as obras irão causar”, descreve no texto.
Fonte: Assessoria