O requerimento de informação enviado ao Ministério da Saúde busca transparência e eficácia na execução da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer_
A Deputada Federal Delegada Katarina (PSD/SE) apresentou um Requerimento de Informação (RIC 428/2024) ao Ministério da Saúde, solicitando informações sobre a aplicação da Lei 14.758/2023, que trata sobre a “Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
A parlamentar afirmou que o câncer é um dos mais sérios desafios de saúde pública em nosso País e no mundo. “Suas múltiplas formas e manifestações afetam milhões de brasileiros, demandando uma abordagem integral e multidisciplinar para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.”, afirmou Delegada Katarina.
O Requerimento de Informação abrange uma série de questionamentos direcionados à Ministra da Saúde, visando obter informações detalhadas sobre o cronograma de implementação da política, a alocação de recursos, os resultados obtidos até o momento e quaisquer desafios enfrentados no processo.
A Deputada Katarina destaca ainda a importância da transparência e da colaboração entre os poderes legislativo e executivo para garantir que as políticas de saúde se traduzam em benefícios tangíveis para a população.
“A Lei 14.758/2023, é um instrumento fundamental no combate ao câncer, e é nossa responsabilidade assegurar sua efetiva implementação para melhorar a vida dos brasileiros”, destacou a parlamentar.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Tanuza Santos de Oliveira