O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) cobrou na sessão desta segunda-feira, 11, da Assembléia Legislativa, que o Governo se manifeste publicamente sobre a possível privatização da Deso. O parlamentar mostrou uma matéria publicada na edição desta segunda no Jornal Cinform mostrando que apesar do Estado negar a intenção de vender a estatal, os estudos para a viabilidade da privatização continuam a acontecer no BNDES.
A matéria conta com posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Saneamento (Sindisan), do ex-vice-prefeito da capital sergipana, José Carlos Machado, e do presidente da OAB/SE, Henry Clay Andrade.
“Está claro que o Governo esfriou as discussões, mas o contrato entre o BNDES e o Consórcio Sanear para os estudos está em vigor. Esperamos mais uma vez que o Executivo se manifeste oficialmente sobre o que pretende fazer com a empresa. Se for do interesse vender, que dê essa posição para a sociedade sergipana”, cobrou Georgeo.
O parlamentar lembrou que o contrato celebrado entre o BNDES e o Consórcio Sanear determina que, caso a privatização não aconteça após os estudos, que o Estado reembolse o banco em R$ 4 milhões como forma de cobrir as despesas efetuadas. “Ou seja, ao final teremos que pagar a conta: seja com a venda ou com esse valor gasto com o estudo. Não podemos deixar que esse assunto fique no esquecimento: que o Governo seja transparente e diga qual a sua intenção”, afirmou o deputado.
Por Assessoria de Imprensa