No início da tarde desta segunda-feira, dia 14, o deputado federal eleito pelo PSC de Sergipe, Valdevan Noventa, foi posto em liberdade após um pedido de habeas corpus impetrado pela sua defesa e acatado pelo Supremo Tribunal Federal. Ele estava preso desde o último dia 07 de dezembro de 2018 no presidio“ Cadeia Pública do município sergipano de Estância “ Tabelião Filadelfo Luiz da Costa”.
A liberdade de Valdevan deverá seguir algumas medidas cautelares expedidas pelo juiz Cláudio Bahia Felicíssimo, da 2ª Zona Eleitoral. São elas: uso de tornozeleira eletrônica, comparecer mensalmente à Justiça Federal em Sergipe, não manter contato com as testemunhas durante a ação penal, também está proibido de manter contado com os demais réus inclusos na ação.
O deputado eleito, Valdevan Noventa, foi preso pela Polícia Federal dia 07 de dezembro de 2018, em restaurante na Orla de Atalaia, em Aracaju na operação “OPERAÇÃO EXTRANEUS”, que teve como objetivo apurar a inserção de declarações falsas em prestação de contas de campanha por parte de candidato eleito ao cargo de Deputado Federal pelo Estado de Sergipe nas eleições de 2018.
As investigações indicam que o candidato, utilizando-se de “laranjas”, simulou a realização de diversas doações em favor de sua campanha, nela aportando valores cuja origem é desconhecida para o custeio de suas despesas. Além disso, no curso das apurações, verificou-se a atuação dos envolvidos com o intuito de direcionar os relatos dos “laranjas” chamados a prestarem esclarecimentos, como forma de mascarar a realidade dos fatos.
Por: www.imprensa1.com
Fotos: Redes Sociais , Google e Colaboradores do Portal Imprensa1