Durante Sessão Plenária na Assembleia Legislativa (Alese), nesta quarta-feira (9), o parlamentar Georgeo Passos (Cidadania) fez um apelo direto ao Governo do Estado de Sergipe e à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para que tomem providências urgentes diante da falta de abastecimento de água em diversas localidades do interior do estado. O destaque foi para a situação do povoado Lagoa Redonda, no município de Porto da Folha, que enfrenta uma crise hídrica há semanas.
“Quero trazer mais uma vez um apelo ao governo do Estado de Sergipe para que veja a situação do povo bom do povoado Lagoa Redonda, em Porto da Folha. Ontem houve um protesto, e um vídeo está circulando nas redes sociais. As pessoas estão há vários dias sem água”, relatou o deputado.
Segundo ele, a informação foi confirmada por moradores e lideranças locais, incluindo o vereador Tom, da cidade de Monte Alegre. “Monte Alegre também tem localidades que estão há diversos dias sem o fornecimento de água. A situação é crítica e precisa de resposta urgente.”
Durante sua fala, o parlamentar ainda reproduziu o áudio de um manifestante da região, onde moradores denunciam o abandono e o sofrimento diário causado pela falta d’água. “Aqui é a população do povoado Lagoa Redonda, que fica em Monte Alegre. A gente está há mais de 20 dias sem água na torneira. A caixa d’água está cheia, derramando, mas nada chega para as casas”, relatou um dos manifestantes, em áudio apresentado pelo deputado.
O parlamentar também destacou a contradição da realidade enfrentada pelas comunidades, mesmo estando próximas ao Rio São Francisco. “Sabemos que o Rio São Francisco está bem próximo de diversas localidades, mas, mesmo assim, a água não chega.”
Ele finalizou com um apelo direto às autoridades responsáveis. “Faço aqui um apelo ao governador Fábio e ao presidente da Deso, para que olhem com atenção para o povo de Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e tantas outras cidades que sofrem constantemente com a falta de água. As pessoas estão perdendo a paciência e, com razão. Água é um direito, não pode continuar sendo um privilégio.”
Reprodução: Portal Imprensa1
Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese