O deputado Gilson Andrade (PTC) apresentou na sessão desta terça-feira, dia 24, a Indicação nº 105/2015, solicitando ao Governo do Estado, a implantação de um Centro de Nefrologia na cidade de Estância, com a finalidade de realizar Terapias Renais Substutivas, que são tratamentos necessários para falência renal severa, também chamada de doença renal crônica estágio cinco ou insuficiência renal crônica.
O parlamentar explica que as Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde – SUS normatizam a descentralização e a regionalização dos serviços de saúde, sendo, portanto, inadmissível que em Sergipe pessoas tenham que se deslocar dos seus municípios para realizarem tratamento na capital, se referindo a pacientes da região Sul, a exemplo do município de Tomar do Geru, que vem realizar tratamento de hemodiálise em Aracaju três vezes por semana.
“Esses serviços poderiam muito bem serem ofertados na cidade de Estância, que é o maior polo da região Sul. Então, defendendo a descentralização e regionalização desse serviço estamos apresentando a Indicação para atender pacientes renais crônicos que são em torno de 200 pessoas. Só em Estância, mais de 50 pessoas”, salientou concluindo que “com implantação do Centro de Nefrologia em Estância, os gastos no Sistema Único de Saúde referente ao translado de pacientes renais crônicos para a capital seria reduzido, além disso, seria ofertado para essas pessoas um tratamento mais adequado com melhores condições”, finalizou.
Por: Autimira Menezes/ Ascom
Assessoria de Imprensa / Gabinete do Deputado Gilson Andrade
Palácio Governador João Alves Filho
Av. Ivo do Prado, s/n- 6°andar – Centro
Aracaju/SE 49010-050
Telefones: 3216-6789/6640
Celular: 8812-4079