O deputado estadual Gilson Andrade (PTC) lamentou reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibida no último domingo e que mostrou a situação da Saúde pública em Sergipe. De acordo com o deputado, a matéria evidenciou o caos que a população é obrigada a viver diariamente. “Sergipe, lamentavelmente, é matéria nacional, do ponto de vista negativo. O fantástico mostrou que as pessoas precisam aguardar por horas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, a demora não é causada pelos profissionais, mas por causa das pessoas que comandam a Saúde no Estado. “A maneira com que o serviço está sendo ofertado é uma vergonha. O paciente chega ao hospital e fica na maca do Samu porque não tem lugar para ele. Se ele sair da maca, vai para o chão e enquanto isso, a equipe fica retida e a população está sendo desassistida por parte do serviço”, afirmou.
Gilson ressaltou que esse problema da superlotação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), é fácil de ser resolvido. Segundo o deputado, basta que os hospitais regionais tenham capacidade de atendimento. “Basta ter o planejamento e dar estrutura de atendimento aos hospitais regionais. Topas as regiões tem um hospital e se tivéssemos equipes profissionais e condições de oferecer estrutura para esses profissionais, tenho certeza de que iria desafogar o Huse. Mas como há uma deficiência muito grande nesses hospitais, o Huse é sobrecarregado, superlotando a estrutura”, garantiu.
Por Bruno Almeida
Foto: Marcos Couto