Na sessão desta segunda-feira, dia 30, o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC), usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre um projeto de sua autoria que foi apresentado nesta segunda.
O projeto obriga afixação de placa nos postos de atendimento aos usuários do Sistema Público de Saúde, garantindo o direito a tratamento digno, humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
“Acredito que por mais que saibamos esses direitos que o cidadão brasileiro tem, se faz necessário colocar em todos os postos, para que não somente o usuário, mas os servidores públicos do Estado que prestam serviço à população tenham o dever de atender a esta população da forma mais digna, mais amistosa. E, infelizmente, isso não vem acontecendo”, disse, acrescentando que recentemente foi mostrado nos meios de comunicação uma cena triste, protagonizada por uma profissional de saúde que perdeu o controle e tratou muito mal um cidadão que procurava atendimento.
Durante seu discurso, o deputado Antônio dos Santos apresentou a justificativa do porquê apresentou o projeto de lei. Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no Brasil em 1988 com a promulgação da Constituição Federal.
“Até então, o modelo de atendimento era dividido em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem assegurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum”, disse.
Segundo ele, com a implantação do SUS, o número de beneficiados passou de 30 milhões para 190 milhões e atualmente 80% desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde. “Fazendo justiça, quero dizer que em muitas ações esse atendimento melhorou, mas não são todos que têm a mesma sorte e percebemos que isso vem acontecendo em nosso Estado e no país inteiro”.
O deputado Antônio dos Santos disse que acredita que com esse projeto ao colocar essas placas nas unidades de saúde levará o servidor a atender bem o cidadão e também o cidadão encontrará lá seu direito. “Acredito que assim venha melhorar o atendimento aos usuários do SUS em nosso Estado”, declarou o parlamentar.
Ele acrescentou que bom seria se o Brasil tivesse hoje já investindo pelo menos 10% de sua receita bruta. “E assim iria humanizar muito mais o atendimento a esses brasileiros pobres que não podem bancar seus exames, consultas e depende muito do SUS e sofrem muito. Infelizmente, muitas pessoas estão morrendo pela falta de atendimento. Lamentamos isso”.
Antônio dos Santos disse que qualquer cidadão de bom senso sabe que para a saúde não deve haver limites. “Mas, infelizmente, ainda falta atendimento, assistência, e por conta disso pessoas estão perdendo a vida, muitas pessoas. Esperamos que esse projeto venha contribuir. Ele vai tramitar e em breve vai ser colocado em prática”, finalizou.
Reprodução: Imprensa1
Foto: Maria Odilia/ Ascom da Alese
Por: Edjane Oliveira, da Agência Alese