A 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe foi instalada nesta quinta-feira, dia 19. Uma solenidade militar foi o primeiro ato que marcou a instalação.
O presidente da Casa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), juntamente com o primeiro secretário, deputado Jeferson Andrade (PSD), e o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Luiz Mendonça, e demais parlamentares, participou do ato de hasteamento das bandeiras, ao som do hino nacional, executado pela banda de música da Polícia Militar.
Em seguida, os 24 deputados eleitos para esta legislatura passaram em revista à tropa militar. Após a solenidade militar, os parlamentares participaram, no plenário da Assembleia, da sessão de instalação, presidida pelo deputado Luciano Bispo, que declarou aberta a 18ª Legislatura, que se estende de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019.
Além dos parlamentares, algumas autoridades prestigiaram a sessão, a exemplo do presidente do TJSE, desembargador Luiz Mendonça, a procuradora e coordenadora geral de Justiça, Maria Creuza Brito de Figueiredo, e o prefeito de Pinhão e ex-deputado estadual, Eduardo Marques.
O presidente Luciano Bispo agradeceu aos colegas deputados que o ajudaram a chegar à Presidência da Casa.
“Em nossa gestão, a Presidência estará aberta para qualquer um dos 23 deputados. Ao chegar ao meu gabinete, só não falará logo comigo se já estiver conversando com outro colega. Conversarei com qualquer deputado, até porque preguei e prego que aqui é a casa dos iguais e não será diferente. Este é o meu temperamento, a minha maneira de agir e durante minha vida pública me dei muito bem agindo com lealdade”, afirmou.
Mensagem governamental
Durante a sessão, o líder da bancada do governo, deputado Francisco Gualberto (PT) informou sobre a impossibilidade de o governador Jackson Barreto comparecer à abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia nesta quinta-feira, como regimentalmente acontece e quando o representante do Executivo faz sua saudação ao Legislativo. Gualberto solicitou, então, ao presidente e demais colegas a compreensão para que esta saudação fosse feita na sessão da próxima segunda-feira, solicitação que foi acatada pelo presidente da Casa.
Representando a bancada de oposição, o deputado Antônio dos Santos (PSC) deu as boas-vindas e saudou os colegas e pessoas presentes à sessão. Em seu discurso, ele disse que o parlamento é o poder da mais alta importância em qualquer país e estado, pois é o poder originário, gerador, o que legisla.
“E o que queremos é que este ano, e não somente ele, mas toda essa legislatura seja ela coroada de êxito, de um bom trabalho, por todos os parlamentares. Cada um fazendo deste mandato uma experiência boa, digna de ser imitada”, disse.
De acordo com o deputado, os desafios são muitos para esta legislatura. “E o compromisso de todos os parlamentares é com a sociedade, que reclama assistência, serviços, obras, pilares que justificam o gasto do poder público quando arrecada do povo pobre, através de impostos, taxas e contribuições. Acredito que com o esforço de todos nós vamos conseguir fazer um bom trabalho e que a população olhe e veja que valeu apena nos eleger ou nos reeleger. Esta Casa tem um papel importantíssimo, cumprindo seu dever constitucional, observando as leis e legislando, fazendo o que for bom, o melhor possível para a população”, declarou Antônio dos Santos.
Em nome da bancada do governo, a saudação foi feita pelo deputado Francisco Gualberto. Ele também ressaltou que este será um ano de muita dificuldade para a Assembleia, para o governo do Estado e para todos os poderes em função de uma crise que o Brasil atravessa.
“Sei que esta Casa terá sabedoria para contribuir com o povo de Sergipe, com o Estado, para que as dificuldades que poderiam ser maiores sejam menores e nós parlamentares, de oposição e situação, possamos ter a sensação de dever cumprido”, disse.
Gualberto ressaltou que um dos princípios que se conseguiu estabelecer na Assembleia foi a boa convivência, o acordo, muito embora exista o regimento. “Isso é importantíssimo para o bom funcionamento da Casa”, frisou. O líder do governo acrescentou que este ano promete ser um ano de debates, não só das questões estaduais, mas também das questões da política nacional.
“Digo isso porque já tem gente se contrariando com a democracia, e a gente entende os motivos e falando em golpe, e aqui não vamos nos privar desse debate”, afirmou.
Antes de encerrar a sessão, ao agradecer a presença do presidente do Tribunal de Justiça, o presidente Luciano Bispo disse que não vai deixar de discutir o assunto das subvenções.
“Não acredito nem me convenci de que as subvenções são um mal para Sergipe. São um bem e vamos discutir juntos, os 24 deputados. Somos um poder responsável, somos políticos, não fomos escolhidos para brincar de política, estamos aqui para trabalhar e fazer política para o povo sergipano. É preciso que o Legislativo converse mais com o Judiciário. Vamos conversar e vamos chegar a um denominador. Não podemos e não vamos prejudicar as pessoas que estão na ponta e são beneficiadas com os recursos da subvenção”, declarou.
Luciano Bispo também tranquilizou os servidores da Casa ao dizer que será um presidente amigo. Ele informou que já esteve reunido com a direção do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalese).
Integram a 18ª legislatura os seguintes deputados:
Ana Lúcia (PT)
Antônio dos Santos (PSC)
Augusto Bezerra (DEM)
Capitão Samuel (PSL)
Dr. Vanderbal (PTC)
Francisco Gualberto (PT)
Garibalde Mendonça (PMDB)
Georgeo Passos (PTC)
Gilson Andrade (PTC)
Goretti Reis (DEM)
Gustinho Ribeiro (PSD)
Jairo de Glória (PRB)
Jeferson Andrade (PSD)
Luciano Bispo (PMDB)
Luciano Pimentel (PSB)
Luiz Mitidieri (PSD)
Maria Mendonça (PP)
Padre Inaldo (PCdoB)
Paulinho da Varzinhas (PTdoB)
Robson Viana (PMDB)
Silvia Fontes (PDT)
Valmir Monteiro (PSC)
Venâncio Fonseca (PP)
Zezinho Guimarães (PMDB)
Por:Ascom da Alese