No final da tarde desta sexta-feira, dia 21, os detentos do Complexo Prisional Jacinto Filho ( COMPAJAF) no Bairro Santa Maria em Aracaju, decidiram segurar as visitas no Pavilhão A, para chamar a atenção da direção do presídio. VEJA AO VÍDEO ABAIXO.
De acordo com uma fonte do PORTAL IMPRENSA1, era por volta das 16h quando os internos decidiram segurar as pessoas que estavam no pavilhão e começaram a bater nas portas e grades.
Até as 17h, eles não tinham conversado com direção para poderem fazer as cobranças reivindicatórias. Mas de acordo com uma pessoa que prefere não ser identificada, o motivo de manter pessoas reféns, seria a briga de facções rivais. Onde um dos líderes não concordava da presença de um interno que dizia ser também líder. A outra versão seria porque estava existindo um esquema de propina envolvendo mensageiros do presídio (trabalho de preso dentro do estabelecimento prisional não dá direito à remuneração, mas apenas à remição da pena).
Por volta das 18h, os policiais penais e polícia conseguiram invadir o local de conflito utilizando disparos de balas de borracha. Com isso, veio a liberar as pessoas e restabelecer a ordem.
https://youtu.be/ZRsQBO6PaUQ
Visitantes saíram reclamando de ferimentos leves oriundos da ação. A direção do presídio e SEJUC ainda não se manifestaram sobre o que realmente aconteceu e nem revelou quem teria começado tudo. Além disso, para onde foram os causadores do problema “MISTÉRIO”…
AS 19H, A SEJUC ENVIOU NOTA A IMPRENSA
*NOTA*
A Secretaria da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) informa que o princípio de rebelião no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) foi controlado na tarde desta sexta-feira, 21.
Quatro internos tomaram reféns familiares. Por volta das 15h30, o Grupamento de Operações Especiais (Gope) interveio e, com munições não letais, conseguiram conter a situação. Todos os reféns foram liberados.
A Sejuc informa ainda que quatro internos serão transferidos para outras unidades prisionais.