Devido a baixa procura pela vacina contra o sarampo e a poliomielite a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu estender o horário de atendimento nos postos de saúde.
A SMS decidiu estender o funcionamento de algumas unidades até às 20h, nas próximas quintas (16 e 23) e sextas (17, 24) deste mês. Nos dias 16 e 17 desta semana, funcionarão até as 20 horas as UBS Augusto Franco e Onésimo Pinto. Já nos dias 23 e 24, estarão com horário estendido às UBS Sinhazinha e Geraldo Magela.
A escolha foi baseada no levantamento das nossas últimas campanhas, onde foi constatado que essas quatro unidades tiveram os maiores índices de doses aplicadas, com cerca de mil crianças imunizadas em cada uma. Além disso, foram contempladas diferentes em regiões, selecionando uma na zona norte e outra na zona sul da Capital.
O Dia D acontece no próximo sábado, 18, porém com horários de funcionamento diferenciados das campanhas anteriores. Pela manhã, das 7h às 12h, todos os postos de saúde estarão abertos normalmente. Já no período da tarde, apenas 10 postos de vacinação devem ficarão abertos.
Os responsáveis não podem deixar de levar a caderneta de vacinação, pois existem alguns detalhes que serão observados pelos profissionais que aplicarão as doses. Para a poliomielite, as crianças que nunca tomaram receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Entretanto, as que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.
Em relação ao Sarampo, todas as crianças dentro da faixa etária receberão uma dose da Tríplice Viral, independentemente da situação vacinal. A única exceção com relação a essa vacina, é para aquelas que já foram imunizadas nos últimos trinta dias. Por isso, é indispensável a apresentação da caderneta no momento da aplicação.
Fonte: SMS/AJU