A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorre todos os anos no mês de dezembro e busca sensibilizar as pessoas a respeito da prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e assistência às pessoas infectadas com o vírus HIV.
Em São Cristóvão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificam as ações e orientações que visam esclarecer a população quanto às formas de prevenção através de palestras, durante as consultas médicas e em atividades programadas nos territórios de cada unidade. As UBS intensificam também a oferta de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, a solicitação de exames, e distribuição de preservativos aos usuários.
“O dezembro vermelho simboliza um mês mobilização para a luta contra o HIV e outras IST. A luta se baseia no diagnóstico precoce do HIV, que por muitas vezes se apresenta silenciosa, ou seja, sem sinais ou sintomas. Os testes rápidos atuam como uma importante ferramenta para o diagnóstico e a população tem fácil acesso a esse serviço em todas as UBS do município”, explicou Juliana Silveira, coordenação de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão.
“O exame é ofertado para toda a população, sendo realizado com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e fornece o resultado em, no máximo, 20 minutos”, complementa a coordenadora.
Por: Agência de Notícias de São Cristóvão