É celebrado, nesta terça-feira, 24, o ‘Dia da Sergipanidade’. O objetivo é estimular a promoção ou a realização de atividades artísticas e culturais que exaltem o orgulho de pertencer ao estado. A data foi instituída pela Lei Nº 8601, de 08 de novembro de 2019.
São diversas as manifestações culturais realizadas pelas cidades sergipanas. Em Laranjeiras, ocorre a festa do Lambe Sujo – Caboclinho e apresentações de grupos folclóricos, e em Capela é comemorada a festa do Mastro, por exemplo, eventos com décadas de história com diversão para os moradores e visitantes.
O estado ainda se destaque por sua gastronomia, com comidas típicas como beijus e bolos de puba, entre outros. A data chama a atenção esta diversidade e busca promover Sergipe para a visitação de turistas.
Elese comemora data
A partir das 9 horas, nesta terça-feira, a Escola do Legislativo (Elese), órgão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizará um evento em comemoração ao Dia da Sergipanidade. Ocorrerão palestras sobre o conceito de sergipanidade ministradas pelo Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, Dênio Santos Azevedo, e pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque, com apresentação do Coral da Alese, Corales, dos Violeiros Vem Vem do Nordeste e de João Bezerra.
Por: Wênia Bandeira/Agência Alese