O dia comemorativo ao “Radialista” será tema de uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, na manhã desta terça-feira, dia 16 de setembro de 2014. Um requerimento do vereador, Valdir Santos, que contou com a aprovação de seus pares. Pretende chamar um leque de discussão sobre os avanços, conquistas e planos dessa categoria de comunicadores do Estado de Sergipe.
O Sindicato dos Radialistas dos Estado de Sergipe (STERTS), convida você para prestigiar o evento e explica a polêmica sobre a data comemorativa:
Para a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão ( FITERT) e seus Sindicatos Filiados, a data comemorativa continua sendo ” DIA 21 DE SETEMBRO”, data da publicação do decreto-lei 7.984/1945, que pela primeira vez regulamentou as funções reconhecidas como exclusivas da categoria e fixou níveis mínimos de salário para os trabalhadores nas empresas de radiodifusão.O que oficialmente e de forma lamentável foi mudada pelo Ex-presidente Lula Inácio da Silva, para o dia 07 de setembro.
Em junho de 2006, o presidente Lula sancionou a Lei 11.327 – que estabelece o dia 7 de novembro como sendo o “novo” Dia do Radialista, em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, que nascera naquela data.
A iniciativa do projeto de lei que buscou alterar o Dia do Radialista partiu do deputado federal Sandes Junior (PP-GO), que apesar de argumentar a necessidade de prestar homenagem aos profissionais do rádio, negou-se a dialogar com os principais interessados: os trabalhadores em radiodifusão e televisão no Brasil sobre as origens históricas do dia que os radialistas reivindicam como a sua data comemorativa.
A diretoria da Fitert reconhece a importância de Ary Barroso para o radialismo no Brasil, mas, na condição de representante do conjunto da categoria, não pode se furtar da responsabilidade pela preservação da história da luta dos trabalhadores por sua regulamentação profissional.
Em todo o país, os sindicatos filiados à Fitert realizam atividades comemorativas do Dia do Radialista neste 21 de setembro.
Por: Marcos Couto/ Ascom da STERTS