Os professores da rede pública municipal de Aracaju já começaram a receber os tablets oferecidos pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). O projeto, conhecido como Diário de Classe Eletrônico, carro-chefe do Programa de Tecnologia e Gestão das Escolas (Protege), vai muito além da simples substituição da caderneta de papel pelo uso da tecnologia digital. “É uma iniciativa muito mais ampla que isso. Vamos dar um novo sentido à escola e sua relação com a família. As informações geradas pelo Diário de Classe Eletrônico irão oferecer subsídios para que possamos realizar outros projetos na área da educação”, destaca Walter Leite Nunes, coordenador das Tecnologias Educacionais da Semed.
Na Escola de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, os professores receberam os tablets na última semana. Mesmo com pouco tempo de uso muitos deles não escondem o entusiasmo em trabalhar efetivamente com equipamentos eletrônicos. “Tenho certeza que o tablet vai somar o meu trabalho. Não vejo nenhum ponto negativo. Aos poucos iremos nos adaptar melhor e aprender como explorar todas as possibilidades”, disse Maria Marquize, professora polivalente do 3º ano.
“Já comecei a baixar alguns livros no acervo da Biblioteca Digital e iniciei um rápido trabalho com os alunos”, registra. “Também fiz a chamada eletrônica e o que mais gostei foi a interação com os pais, pois eles recebem automaticamente, pelo celular, todas as informações dos seus filhos. Essa aproximação com certeza vai promover bons resultados”, destaca Marquize.
A professora Viviane Souza, também polivalente do 2º ano, compartilha da mesma opinião da sua colega de trabalho. “A expectativa é que sejam estreitados os laços entre a família e a escola”, aponta. “Do pouco tempo que tive com o equipamento percebi que será de grande importância para a minha organização, tanto para acompanhar a frequência dos alunos como para planejar as aulas com maior eficiência”, destaca.
Diário de Classe Eletrônico
Em fase de implantação, o Diário de Classe Eletrônico começará efetivamente em 2015, quando as cadernetas darão lugar aos equipamentos eletrônicos – tablets. “Esse ano estamos apresentando entregando os tablets aos professores e explicando todo o funcionamento do projeto”, coloca Walter Nunes. Até o momento 28 escolas foram visitadas pela equipe da Semed. “Já cadastramos mais de 20 mil alunos e mais de 500 professores já estão vinculados a pelo menos uma turma”, registra.
De acordo com Walter, o Diário de Classe Eletrônico é um projeto que vai além do controle de frequência dos alunos. “Esse é um projeto de gestão escolar que irá promover a interatividade entre gestores, educadores, pais e alunos, garantindo eficiência e transparência na informação entre a escola e a família”, disse. “Com o projeto teremos acesso a diversos dados, de maneira atualizada, sobre vagas, capacidade da rede municipal de ensino, como também da frequência do aluno e dos professores”, acrescentou.
Walter explicou que os resultados do Diário de Classe Eletrônico já estão sendo revelados. “Estamos implantando o projeto aos poucos e começando a colher os frutos. O resultado disso tudo é que teremos mais produtividade, controle, apoio a decisões e integração da rede de ensino com menor custo operacional”, detalhou. “Teremos um coleta automática de dados das escolas públicas municipais, apresentando uma visão gerencial mais sólida em diferentes níveis do sistema educacional”, pontuou o coordenador.
Com o uso dos tablets pelos professores, os pais e a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju terão informações consistentes e detalhadas sobre a frequência dos alunos. “O Diário de Classe Eletrônico permitirá um controle do rendimento do aluno, onde as informações serão recebidas pelos pais, mantendo-os constantemente cientes da situação”, registrou Walter Leite.
“Os aparelhos terão acesso ilimitado à internet 3G, com plataforma Android. Também teremos um portal web e um sistema de comunicação SMS com os pais e a oferta de uma Biblioteca Digital com um acervo de mais de 11.500 unidades, entre clássicos da literatura e aulas para a capacitação dos professores, auxiliando na preparação de aulas”, explicou.
Fonte: PMA
Foto: Walter Martins