Diretores das regionais de educação e técnicos da Secretaria de Estado da Educação estão participando nesta terça-feira, 12, do segundo dia da Semana de Planejamento Estratégico. O encontro está sendo realizado no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto e conta com a participação do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, que informou que as reuniões serão realizadas também no interior do estado.
“A partir de maio daremos continuidade com os encontros nas diretorias regionais de educação. É a secretaria indo ao encontro dos diretores no interior para estabelecer metas visando à melhoria dos nossos índices educacionais”, afirmou. Comandado pelo consultor João Batista dos Mares Guia, o encontro de hoje teve como objetivo a realização de atividades em grupo com o intuito de concluir as metas do estado de Sergipe em relação à educação básica para o período de 2011 a 2021. Além disso, os diretores também vão elaborar o Pacto Sergipe Pela Educação Básica. “É importante que esse pacto seja liderado pelo governador do estado com a colaboração do secretário de estado da educação, envolvendo também o mundo empresarial, universidades, Ministério Público e outras instituições. É necessário mobilizar a sociedade para que se leve a uma melhoria na qualidade da educação”, disse.
As diversas propostas de metas e ações foram escritas em cartazes e afixadas na parede para que os diversos grupos pudessem fazer análises, reflexões e chegar a um senso comum. Estratégias Ainda de acordo com o professor João Batista dos Mares Guia, algumas propostas serão lançadas durante o encontro a fim de que sejam elaboradas metas e planos de ações. Uma delas é a profissionalização da gestão educacional, na qual os dirigentes das unidades de ensino sejam pessoas com qualificação adequada para o cargo. Outra estratégia é fazer com que todas as escolas públicas de Sergipe, com o acompanhamento do Ministério Público e dos pais de alunos, cumpram 200 dias letivos e 800 horas/aula por ano. Além disso, segundo o consultor, há uma outra proposta de identificar em cada escola do estado os alunos mais socialmente vulneráveis e criar mecanismos para que eles possam frequentar a escola por pelo menos 32 horas semanais. Importância A secretária adjunta da educação, professora Hortência Araújo, também destacou a importância dos encontros. “Essas reuniões visam oportunizar aos técnicos das áreas administrativas e diretores da Seed e das DREs definir as ações que a Seed precisa realizar, além de redirecionar suas ações com o objetivo de melhorar a qualidade da educação oferecida pela rede estadual de ensino”, disse.
A diretora da DRE-4, Adriana Silva de Oliveira, também ressaltou a necessidade de se fazer esses debates. “Aqui estamos reunindo vários departamentos diferentes, e nessas avaliações em grupo é importante focar o que nós podemos fazer para melhorar o nosso trabalho, buscar alternativas e depois colocarmos em prática tudo o que discutimos aqui”, explicou.A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor da Assessoria de Planejamento (Asplan/Seed), Evandro Barbosa Dias. “A definição de metas permite à Secretaria desenvolver o acompanhamento e avaliação das ações definidas no Planejamento Estratégico.
Isso possibilita que a Seed execute ações que permitam melhorias nos resultados educacionais”, disse. Programação Os encontros da Semana de Planejamento Estratégico continuam na quarta e quinta-feira, com a realização do curso-oficina abordando a temática “Escola como ambiente de aprendizagem e compromissos de gestão”, direcionado ao secretário, assessores e diretores das escolas da DRE 8.
Já na sexta-feira, 15, dia do encerramento, os participantes se reunirão para fazer uma avaliação dos encontros, além da análise do banco de dados da Seed, consolidação de sugestões e avaliação da proposta de elaboração do Pacto de Sergipe pela Educação. A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor da Assessoria de Planejamento (Asplan/Seed), Evandro Barbosa Dias. “A definição de metas permite à Secretaria desenvolver o acompanhamento e avaliação das ações definidas no Planejamento Estratégico. Isso possibilita que a Seed execute ações que permitam melhorias nos resultados educacionais”, disse.
Por: Assessoria de Comunicação da SEED – ASCOM www.seed.se.gov.br 3179-8843 ou 3179-8845