Se Deus ajuda a quem cedo madruga, Edu Guedes é a prova viva.Há 16 anos levantando da cama antes de o sol nascer, o apresentador da Record atingiu todas as metas de vida que planejava. Além de estar desde a estreia no time do ‘Hoje em Dia’, programa líder de audiência em quase todas as manhãs, o chef galã virou um dos garotos-propaganda preferidos dos anunciantes da emissora.
Bonito, rico e com talento para cozinhar, ele faz graça e diz que não sabe se é o genro que toda mulher sempre sonhou. “A imagem que tenho é o que sou. Mas isso você tem que perguntar para a minha sogra. Ela me ligou três vezes hoje, acho que gosta de mim”, brinca o pai de Maria Eduarda, 2 anos, afilhada de Tom Cavalcante.
Babão, ele confessa que quer mais um rebento e afirma que exercer a paternidade é seu maior prazer. “O maior sonho da minha vida era ter um filho e formar uma família. Trabalho o dia inteiro para voltar para casa e ver minha filha sorrindo”, derrete-se. Apesar de grana não ser um problema no dia a dia de Edu, ele tem mão firme para não deixar a herdeira mimada. “Quando eu e a Dani (Daniela Zurita, sua mulher, filha do presidente da Nestlé) vamos ao supermercado e a Maria Eduarda pede um monte de coisas, dizemos que não podemos comprar tudo. Ela já sabe que, quando ganha um pacote de biscoito, tem que comer um por dia para não desperdiçar”, revela.
Curtir a filha é um dos motivos para ele acordar às 5h da manhã. “Maria também acorda cedo, brinco com ela antes da escola. Sem contar que esse é o melhor horário para fazer exercícios”, confessa ele, que chega à emissora às 6h30. Antes de se tornar apresentador, em 2001, quando foi contratado pela Record para falar sobre culinária no extinto ‘Note & Anote’, Edu Guedes colocava o despertador para tocas às 4h, pois tinha que comprar frutas frescas para abastecer sua rede de sorveterias, em São Paulo, que já faturou um prêmio de melhor da cidade.
Formado em gastronomia na Itália e Administração, o paulista de 37 anos tem contrato de publicidade com 14 empresas. “Nenhuma concorre com a outra”, explica ele, que, além de produtos para casa, vende até revistas de culinária em Portugal e na África. No mercado publicitário, um apresentador do porte de Edu Guedes, pode faturar entre R$ 50 mil e R$ 100 mil por uma campanha publicitária.
Sem ter que se preocupar com o bolso, o chef do ‘Hoje em Dia’ garante que extravagância não faz parte de seu vocabulário. “Um sonho que consegui realizar foi comprar uma fazenda para criar galinhas e ter ovos frescos para minha filha comer, tirar folhas direto da horta”, conta Edu, que também cria cavalos e carneiros em sua propriedade, no interior de São Paulo. Bom moço, ele ainda investe dinheiro em pesquisa para melhorar o futuro do País. “Faço estudo de aproveitamento de alimentos, porque meu outro desejo é que ninguém mais passe fome no Brasil. A gente joga muita coisa fora”, lamenta.
Além de pilotar o fogão, Edu também pilota carrões de corridas e é patrocinado pela Porsche: “Sempre fui fã de Senna e Nelson Piquet. No ‘Hoje em Dia’, eu fiz reportagens sobre carros e um curso sobre a atividade. Nas aulas, perguntava onde poderia disputar corridas”. O hobby já rendeu bons frutos. “Desde que comecei a participar dos campeonatos, conquistei 10 pódios. Não sei se vou me profissionalizar, mas um conselho que o Emerson Fittipaldi me deu é que, para ganhar, é preciso chegar. Então, me preocupo em chegar até o fim da corrida”.
No ar diariamente fazendo pratos diferentes, o apresentador entrega que nem sempre tudo funciona. “Foram mais de 2.300 receitas ao vivo, a gente não é robô”, avalia ele, que não esconde o jogo quando erra a mão. “Não tenho vergonha de falar. Na cozinha, você está sujeito a um monte de coisas… e falando com a câmera ao mesmo tempo. O importante é manter a calma”, ensina ele, que vive queimando a mão. “Estou habituado, já criei até uma casca”.
Edu coleciona histórias inusitadas nesses seis anos em que está à frente do ‘Hoje Em Dia’. “Por causa de uma enchente, larguei o carro na rua e fui andando até a emissora. Cheguei encharcado e tive que tomar banho antes do programa”, relembra. Segundo ele, o clima entre os colegas de TV é de amizade. “O Celso (Zucatelli) está sempre na minha casa, sou superamigo do marido da Chris (Flores).
O segredo para convivermos é o respeito que temos, ninguém quer aparecer mais do que o outro”, analisa o chef, que também não cortou laços com os antigos apresentadores. “Falo com a Ana (Hickmann) quando a vejo na Record e encontro o Britto Jr. para jogar bola. Às vezes, participamos de jogos beneficentes que o Rodrigo Faro promove”, conta o paulista, que não se acha perna de pau nas peladas. “Pelo menos ninguém reclama”, brinca.
Tranquilo ao falar da intimidade, Edu só fica desconfiado quando perguntado sobre o relacionamento que teve com a também apresentadora Eliana, do SBT. “Sobre isso, não falo mais. Estou com a Dani e tenho uma filha com ela. Nunca falei nada, nem bem, nem mal. Cada pessoa tem suas escolhas”.
Foto: Divulgação / Record
POR JOÃO FERNANDO O Dia Online