
Mesmo sem regulamentação oficial no país, o Brasil celebra neste domingo, 28, o Dia Nacional do Salva-vidas, enquanto segue em tramitação o Projeto de Lei nº 5.706/2023, que trata do reconhecimento da profissão. Essenciais especialmente no período de férias e altas temperaturas, esses profissionais atuam na prevenção de afogamentos em praias, rios e áreas privadas.
Somente no primeiro semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar realizou mais de 50 mil ações preventivas contra afogamentos em todo o país. Além dos resgates, os salva-vidas exercem papel fundamental na orientação de banhistas, mapeamento de áreas de risco e emissão de alertas sobre perigos aquáticos.
O médico anestesiologista Eduardo Amorim destacou a importância da regulamentação da categoria, defendendo que a medida garantirá mais capacitação, segurança e apoio aos profissionais, além de reforçar a proteção à vida. Ele comparou a atuação dos salva-vidas ao trabalho em equipe e à atenção exigida em ambientes cirúrgicos, ressaltando o compromisso desses profissionais com a preservação da vida.
Foto e texto: Assessoria de Imprensa











