Durante a Sessão Plenária da última quarta-feira, dia 15, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente para alertar sobre a falta de acesso à educação vivida por 13,9% das crianças e adolescentes sergipanos. Com base nos estudos realizados pela Unicef, essa falta de acesso está ligada à pobreza multidimensional que afeta mais de 70% do público infantojuvenil do estado. Apesar de ter conhecimento da existência do Programa “Alfabetizar pra Valer” do governo do estado em parceria com os municípios, o parlamentar demonstrou grande preocupação.
“Esse estudo me assusta. Temos uma preocupação muito grande em atender crianças e adolescentes que estão dentro da escola e não sabem ler. Estamos numa discussão acalorada nesta Casa por inclusão dessas crianças e adolescentes por falta de vagas nas escolas”, lamentou o vereador.
Eduardo Lima também mostrou inquietação em relação ao futuro das crianças que ainda não possuem acesso a uma educação de qualidade e por esse motivo correm o risco de não alcançarem uma vida adulta com dignidade.
“Qual adulto será essa criança, esse adolescente, daqui a 10 anos?! Vai ser mais um desempregado, que vai estar nas ruas solicitando ajuda ao poder público ou a nós vereadores?! Isso é o que mais me chama atenção, enquanto presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, afirmou.
Por: Assessoria Parlamentar