O assunto foi tema de uma reunião entre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) e o líder estadual da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), Bispo Jerônimo Alves. Durante a conversa, que foi intermediada pelo vereador Eduardo Lima (Republicanos), o bispo destacou a atuação que a igreja tem no município e a dedicação ao trabalho voluntário. “Incluir os templos na lista de locais de vacinação, seria uma maneira de facilitar o acesso das pessoas à vacina, já que a maioria deles fica em bairros estratégicos”, afirmou o Bispo Jerônimo.
Caso a oferta seja aceita, o número de pontos de vacinação na capital saltaria dos atuais 9, para 31 ou até mesmo 32, caso a Catedral, que fica em frente ao Terminal Dia, seja incluída na lista. Para vereador Eduardo Lima, que é membro da Comissão de Saúde na Câmara, a iniciativa pode ser replicada em outras cidades da Grande Aracaju, o “que aumentaria a ação da rede de vacinação, permitindo que mais pessoas se vacinem perto de casa, evitando aglomerações no transporte público e nos pontos de vacina”.
O prefeito de Aracaju ouviu atentamente as palavras do Bispo Jerônimo e se comprometeu a analisar a oferta dos espaços junto com a equipe técnica, que deve verificar a viabilidade destes locais como pontos de vacinação. Segundo o calendário da secretaria municipal de saúde, pessoas com 36 anos, nascidas até dezembro de 1948, já podem ser vacinadas na capital aracajuana.
A vacina está disponível nos dois drives montados no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) e 28º Batalhão de Caçadores e que funcionam das 8h às 17h. Os pedestres podem se dirigir a um dos sete pontos fixos montados na UBS Santa Terezinha (Robalo), no Colégio de Ciência Pura e Aplicada – CCPA (Grageru), no Centro Educacional Futuro Feliz (Santo Antônio), na Estação Cidadania Radialista Carlos Magno (Bugio); na Universidade Tiradentes – Unit (Farolândia), no Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos – CEPJSS (avenida Augusto Franco) e na Faculdade Pio X (avenida Tancredo Neves).
Por: Valéria Santana/Ascom