O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar da alta demanda de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aracaju Dr. Nestor Piva, no bairro 18 do Forte, na zona norte da cidade, e pedir ampliação do hospital para atender às pessoas.
“O hospital Nestor Piva atende o maior número de pessoas dos bairros periféricos que ficam na zona norte, por isso é o hospital mais demandado. Quais são os projetos de ampliação desta unidade? Quais são os projetos de ampliação do contrato com a empresa que vem gerenciando o Nestor Piva?”, questionou o vereador.
Na manhã da última segunda-feira, dia 18, o vereador visitou a UPA junto com a vereadora e presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara, Sheyla Galba (Cidadania), sendo recebidos pelos diretores do hospital, Dr. Marcos Pinto e Patrícia Pinto, da Empresa Centro Médico do Trabalhador, que detém a concessão da unidade.
Segundo a Empresa, 11,68% das pessoas atendidas em 2023 no Nestor Piva são provenientes das cidades da Grande Aracaju, incluindo São Cristóvão (4.631), Barra dos Coqueiros (4.188) e Nossa Senhora do Socorro (19.588). Além desses municípios, 11 cidades do interior de Sergipe também procuram o Nestor Piva em Aracaju para receber atendimento.
“Tivemos uma reunião muito produtiva, mas o contrato com a empresa engessa, porque só pode ter a quantidade de médicos que o contrato determina. Então, faço um apelo à secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza: há a necessidade de conversar com a empresa e pensar em como ampliar o contrato e colocar mais médicos, em como colocar mais equipe médica e fazer com que o espaço de triagem seja maior para que as pessoas se sintam mais acolhidas”, sugeriu o vereador.
Foto: GIlton Rosas
Por: Leonardo Teles/Ascom